Ministério do Esporte Ministério do Esporte sedia Seminário Internacional de Gestão e Governança no Futebol; atividades seguem até sexta-feira
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE
Ministério do
Esporte

 
Conheça os principais programas e ações do Ministério do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministério do Esporte sedia Seminário Internacional de Gestão e Governança no Futebol; atividades seguem até sexta-feira

O primeiro dia de Seminário Internacional de Gestão e Governança no Futebol reuniu importantes nomes do setor para debates sobre os rumos da modalidade no auditório do Ministério do Esporte, em Brasília. A iniciativa é da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com a Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor e com a Academia Nacional de Direito Desportivo. O evento, que termina nesta sexta-feira (11.05), tem o objetivo de discutir o futebol como negócio, assim como modelos e práticas de gestão na modalidade.

Foto: Francisco MedeirosFoto: Francisco Medeiros

O dia de atividades foi aberto com a palestra internacional de Richard Law, membro do Conselho da STATSports International. Law trouxe alguns números do futebol mundial, especialmente sobre a atuação dos clubes nas redes sociais e o engajamento dos torcedores. Tratou também do sistema organizacional de uma entidade esportiva e a evolução da governança nos últimos anos. “Algumas características da organização de um time de futebol independem de seu tamanho ou de sua riqueza. Cada clube é um mundo”, brincou, citando a necessidade de alguns departamentos em uma entidade esportiva.

Os painéis do dia trataram de vários temas: Compliance no futebol – Novos desafios para uma gestão mais transparente; Gestão de Competições; Gestão, Negócios e Oportundiades; Marketing Desportivo.

O secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, André Argôlo, destacou que a realização de um evento como este é um marco para as discussões sobre governança no futebol. “Precisamos debater o futebol como negócio, para organizar e gerenciar o esporte de maneira transparente e competente”, afirmou. “Precisamos também discutir a legislação vigente e propor as adequações para que as instâncias jurídicas possam normatizar o nosso esporte”, disse.

O ministro do Tribunal Superior do Trabalho e presidente da Academia Nacional de Direito Desportivo (ANDD), Guilherme Augusto Caputo Bastos, ressaltou a relevância de eventos que buscam sempre o melhor para o desporto brasileiro. “A sociedade esportiva tem que entender e tentar, por meio de boas práticas, fazer com que o desporto seja inclusivo e ocupe toda sua importância no cenário do país”, disse. “A Academia Nacional de Direito Desportivo quer ser parceira do Ministério Esporte, seguir parceira da Universidade Federal do Paraná, irmanada com o Instituto Brasileiro de Direito Desportivo, e com as entidades que fazem parte do hall do direito desportivo”, completou.

Para o presidente do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo, Leonardo Andreotti Paulo de Oliveira, o Seminário Internacional é um espaço relevante para tratar de assuntos essenciais para o futebol. “Fico muito honrado pessoalmente e institucionalmente em nome do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo, de ter a oportunidade de acompanhar o debate de temas tão importantes e tão interessantes no âmbito do direito e da gestão do desporto”, comentou.

De acordo com o pró-reitor de orçamento, planejamento e finanças da Universidade Federal do Paraná e coordenador-geral do Projeto Inteligência Esportiva, Fernando Mezzadri, “é importante aproximar a academia e a Universidade das ações cotidianas da prática e da gestão do futebol”.

Confira a programação desta sexta no Seminário Internacional de Gestão e Governança no Futebol 

Clique na imagem para ampliarClique na imagem para ampliar

 

Mais fotos do evento:

Seminário Internacional de Gestão e Governança no FutebolSeminário Internacional de Gestão e Governança no Futebol

Rafael Brais - Ministério do Esporte 

 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla