Ministério do Esporte Ministério do Esporte fecha acordo de cooperação com o governo chinês para desenvolver o futebol no país asiático
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE
Ministério do
Esporte

 
Conheça os principais programas e ações do Ministério do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministério do Esporte fecha acordo de cooperação com o governo chinês para desenvolver o futebol no país asiático

No segundo dia de compromissos oficiais na China em uma missão que visa firmar parcerias entre os governos brasileiro e chinês, o secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, André Argolo, e o chefe da Assessoria Especial de Integração Institucional do Ministério do Esporte, Marcello Martinelli, cumpriram, na manhã e tarde desta sexta-feira (noite do dia 12 e madrugada de 13 de abril no Brasil) duas agendas na cidade de Fuzhou, localizada na Província de Fujian.

No primeiro compromisso, a delegação do Ministério do Esporte visitou as instalações do Fujian Media Group, emissora estatal da província de Fujian, que detém o direito de transmissão do Canal TV8, um dos mais importantes de esporte da China.

André Argolo e Marcello Martinelli foram recepcionados por Zeng Xianghui, presidente do Fujian Media Group, por Yang Bin, supervisor-chefe do canal TV8, e por outros diretores do grupo de comunicação chinês.

Os brasileiros percorreram as instalações do Fujian Media Group, que tem cerca de cinco mil funcionários e ao todo administra 10 canais de televisão, 7 rádios, além de serviços de internet.

Ao final da visita, André Argolo e Zeng Xianghui assinaram um acordo de cooperação técnica entre os dois países relativo a projetos de futebol no país asiático. Em dezembro do ano passado, a Província de Fujian sediou, na cidade de Quanzhou, a primeira edição do Grand Prix de Beach Soccer, que teve cobertura do Fujian Media Group.

“O beach soccer é uma das modalidades de futebol que essa parceria entre o Ministério do Esporte e o governo chinês pretende desenvolver na China”, explicou André Argolo. “O Grand Prix de Beach Soccer foi um sucesso e a aceitação do público foi muito boa. A atuação do Fujian Media Group, que cobriu o Grand Prix integralmente, foi muito importante para o sucesso do evento, pois ampliou o alcance de campeonato”, lembrou o secretário.

“Hoje tivemos uma sinalização muito importante de que o Fujian Media Group irá trabalhar na divulgação dos projetos que forem desenvolvidos de agora em diante. Contamos, portanto, com uma ótima estrutura de comunicação a favor das ações que nascerem desta parceria entre Brasil e China e isso é um ótimo começo”, continuou André Argolo.

A província de Fujian tem interesse em se tornar referência na China na prática do beach soccer, mas a parceria entre os dois governos não se limita à modalidade. “Além do beach soccer, os chineses querem trabalhar o futsal, o futebol de 7 e o futebol convencional e o Ministério do Esporte, com o modelo adotado no projeto Seleções do Futuro, poderá ajudar bastante na criação de centros de treinamento aqui na China”, continuou André Argolo.

Este ano, estão confirmados quatro eventos de beach soccer na Província de Fujian, sendo três Grand Prix e a final da Liga Sul-Americana de Beach Soccer, entre Brasil e Paraguai, que será realizada de 3 a 6 de maio, na cidade de Xiamen.

“Essa visita da delegação do Ministério do Esporte ressalta o nosso desejo de ver essa parceria consolidada e juntamente com a Confederação Brasileira de Futebol e com a Confederação de Beach Soccer do Brasil vamos intensificar esse intercâmbio para desenvolver o esporte e o futebol em nossa região”, declarou o presidente do Fujian Media Group, Zeng Xianghui.

Seleções do Futuro

No ano passado, o Ministério do Esporte, por meio da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, lançou o programa Seleções do Futuro. Trata-se de um projeto inovador que, utilizando uma metodologia desenvolvida pela Confederação Brasileira de Futebol, implantará em todo o Brasil núcleos de treinamentos para que crianças e jovens de todos os estados, entre 6 e 17 anos, possam praticar o futebol desde cedo seguindo uma orientação profissional e uniformizada em todo o país.

A parceria entre o Ministério do Esporte e o governo chinês pretende replicar o modelo dos núcleos do projeto Seleções do Futuro na China e, para isso, a ideia é promover um intercâmbio entre profissionais do Brasil e da China, para eles trabalhem em conjunto nos dois países. Assim, coordenadores e monitores do Brasil viajariam à China para administrar clínicas ou mesmo trabalhar por períodos mais longos e profissionais chineses fariam o mesmo no Brasil para acompanhar de perto o trabalho desenvolvido nos núcleos do Seleções do Futuro.

Vice-governador

No final da tarde desta sexta-feira em Fuzhou, André Argolo e Marcello Martinelli se reuniram com Yang Xianjin, vice-governador da Província de Fujian. O representante do governo chinês ressaltou a importância da parceria com o Brasil na área de esportes, cuja ideia ganhou força  durante a reunião do BRICS - acrônimo de um grupo político formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – realizada em setembro do ano passado, em Xiamen, cidade da Província de Fujian. Ao final do encontrou, após a tradicional troca de presentes, Yang Xianjin ofereceu um jantar à comitiva do Ministério do Esporte.

Neste sábado (14.04), André Argolo e Marcello Martinelli cumprem novas agendas da missão na China, desta vez na cidade de Quanzhou.

De Fujian – Luiz Roberto Magalhães – Ascom – Ministério do Esporte

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla