Ministério do Esporte De olho no hexa, Vanessinha ressalta evolução do futsal feminino mundial
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

De olho no hexa, Vanessinha ressalta evolução do futsal feminino mundial

Aos 27 anos, a ala esquerda brasileira Vanessa Cristina Pereira é uma referência mundial no futsal. Ela foi eleita a melhor jogadora do mundo por três anos consecutivos (2010, 2011 e 2012), além de ser reconhecida como a segunda melhor nas temporadas de 2013 e 2014. A jogadora é uma das estrelas da seleção brasileira que disputa, a partir da próxima segunda-feira (23), o Mundial de Futsal 2015, na Guatemala.

Mineira de Patos de Minas, Vanessinha – como é conhecida – vestiu as cores verde e amarela da seleção brasileira em todas as cinco edições do Mundial. Com o carimbo de pentacampeã no currículo, a ala entrará em quadra em 2015 em uma competição que evoluiu com equipes equilibradas e o crescimento do futsal feminino.  

“Tivemos uma certa facilidade nas partidas dos primeiros mundiais. Estamos enfrentando mais dificuldades a cada ano que passa. Isso se deve ao desenvolvimento e à evolução das outras equipes. A seleção iraniana, por exemplo, conta com o gol mais bonito da temporada. Existe uma evolução muito grande de Irã, Japão, Costa Rica e Guatemala”, analisa a jogadora.

A trajetória de Vanessinha no esporte começou aos 5 anos. Aos 17, a jovem disputou a primeira competição nacional, a Taça Brasil, representando a cidade de Governador Valadares, do interior mineiro. A experiência, os títulos e a visibilidade abriram as portas da jogadora.

“Em Chapecó (SC) conquistei os principais títulos da minha carreira. Foram seis da liga nacional, quatro da Taça Brasil. No mesmo período conquistei cinco títulos mundiais com a equipe universitária”, conta.

Em 2010, a brasileira teve a primeira experiência internacional. Ela foi para a Espanha defender a camisa do time Burela. Atualmente, Vanessinha disputa a liga italiana.

É a sexta edição do Mundial de Futsal feminino. Na Guatemala, a equipe brasileira tem o objetivo de manter a hegemonia. Na primeira fase, o Brasil enfrenta Portugal, Costa Rica e Irã. Já Guatemala, Japão, Espanha e Rússia disputam entre si no outro grupo.


 

Breno Barros
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla