Ministério do Esporte 2ª reunião da CONSEGUE mostra evolução no combate à violência no futebol
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

2ª reunião da CONSEGUE mostra evolução no combate à violência no futebol

(Roberto Castro/ME)(Roberto Castro/ME)
Desde o início de sua gestão, o ministro do Esporte, George Hilton, vem discutindo ações e buscando formas de combater a violência nos estádios de futebol e nos seus arredores, para que o palco do futebol volte a ser freqüentado por famílias. Ele lançou o programa Grito de Paz e tem realizado reuniões com diversos setores do mundo esportivo, como torcidas organizadas, dirigentes, treinadores e atletas. O ministro também está à frente da Comissão Nacional de Prevenção da Violência e Segurança nos Espetáculos Esportivos (CONSEGUE), em pareceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça.
 
Nesta quarta-feira (09.09), foi realizada na sede do Ministério do Esporte a 2ª reunião do grupo. George Hilton não pode participar porque estava em São Paulo, no Fórum Nacional do Esporte, fazendo palestra sobre o Sistema Nacional do Esporte. Coube ao secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Rogério Hamam, coordenar o encontro. “Conseguimos avançar bastante nas questões dos procedimentos operacionais, na regulamentação do Estatuto do Torcedor, que justamente vai dar embasamento necessário para as ações que tendem a ser padronizadas em todos os estados da Federação”, explicou Hamam, para em seguida completar: “Na questão da Justiça, já fizemos um trabalho junto à Polícia Militar, ao Corpo de Bombeiros, à Polícia Civil. Chegamos a um documento supervalioso, que unifica as ações dessas três esferas. Agora estamos encaminhando para o âmbito esportivo, em reuniões com federações e confederações, para buscar esse mesmo documento.”
 
(Roberto Castro/ME)(Roberto Castro/ME)
 
Hamam ainda lembrou que entre a 1ª e a 2ª reuniões da CONSEGUE, a MP do Futebol virou lei, o que foi outro grande passo. “Em um prazo de três a quatro meses em relação à última reunião, creio que evoluímos bastante. Temos uma dinâmica muito intensa. De lá pra cá, ganhamos uma lei nova, o PROFUT, que renegocia as dívidas dos clubes, mas estabelece fortes contrapartidas para assegurar uma melhor gestão do futebol”. A primeira reunião ocorreu no Rio de Janeiro, em 27 de maio.
 
O presidente da Comissão Estadual de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol, Marcos Cabral Marinho de Moura, conhecido como Coronel Marinho, elogiou a proposta da CONSEGUE, mas fez um alerta: “Precisamos aprimorar as coisas. Não pensar apenas em usar polícia para resolver. Ttemos que pensar também na Justiça. Temos que envolver dirigentes, federações, a CBF. O esforço envolve a polícia, a investigação, que faz parte do âmbito da Polícia Civil, o Ministério Público e envolve principalmente a Justiça, que é quem vai aplicar a lei. Temos que sistematizar isso, harmonizar esses entes para que toda a ideia do CONSEGUE dê certo e colhamos frutos. Ou seja, para atingirmos o que tanto sonhamos: a conquista da paz dentro do futebol. Se uma dessas peças falhar, vai tudo por água abaixo”.
 
Marinho exaltou a iniciativa da CONSEGUE: “Estamos discutindo um projeto de nível nacional, com troca de informações. Por exemplo: quem está proibido de entrar em jogos no Sul também não entrará em jogos no Rio, em São Paulo, em qualquer outro lugar. Portanto, gostaria de parabenizar o Ministério do Esporte e também o Ministério da Justiça, seu parceiro nesta empreitada”.
 
Petronilo Oliveira
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
 
 
 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla