Ministério do Esporte Em audiência na Câmara, ministro fala sobre programas do governo e preparativos da Copa
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Em audiência na Câmara, ministro fala sobre programas do governo e preparativos da Copa

A Comissão de Turismo e Desporto realizou audiência pública, nesta quarta-feira (28.03), com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo. Ele explicou os programas da pasta para o desenvolvimento do esporte no Brasil e os preparativos do país para receber os megaeventos dos próximos anos: a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.

Uma das preocupações do Ministério do Esporte, segundo Rebelo, é expandir o legado dos grandes eventos e as politicas ordinárias da pasta para todo o país. "Temos que fazer com que o legado esportivo se estenda pelo Brasil, para que todas as cidades, capitais, tenham centros de treinamento, centros olímpicos e, por isso, é possível vislumbrar as amplas oportunidades que a Copa representará, não só para as cidades-sede, mas para as outras cidades, pois as seleções terão que se aclimatar. A Copa já é uma realidade hoje, com milhares de operários, engenheiros, a proteção social que recruta ex-presidiários, moradores de rua para trabalhar nas obras".

Para o ministro, o Mundial incorpora ao Brasil ganhos fundamentais para o desenvolvimento porque reúne dois desafios: "Significa explorar as virtudes, as qualidades humanas de engenharia, de turismo, de tecnologia da informação. Ao mesmo tempo, é um desafio à superação das nossas dificuldades e deficiências e aproveitar a oportunidade para superarmos isso", concluiu.

Conquistas
Outra das apostas do ministério é a inclusão das mulheres para democratizar e melhorar o desempenho nos esportes de alto rendimento. Entre as conquistas na área, Aldo Rebelo assinalou a Lei Agnelo/Piva e a criação dos programas Segundo Tempo, que hoje alcança aproximadamente dois milhões de crianças, e Bolsa-Atleta. O ministro citou que a presidenta Dilma Rousseff quer ampliar o programa com a Bolsa-Técnico para incluir também a comissão técnica que deve acompanhar os atletas.

Segundo Rebelo, o maior projeto do governo para a área esportiva é transformar os diversos programas do ministério em uma Política Nacional de Esporte. "A ideia é consolidar todo esse conjunto de leis pra fazer uma Política Nacional de Esporte como orientação politica permanente, como há na saúde e educação. Esse é o sentido da nossa atividade ordinária, além de melhorar a infraestrutura para a prática esportiva".

Gabriel Fialho - Portal da Copa
Foto: Glauber Queiroz
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla