Ministério do Esporte Profissionais de órgãos de segurança das 12 sedes da Copa passam por capacitação
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Profissionais de órgãos de segurança das 12 sedes da Copa passam por capacitação

Até o início de 2013, servidores de segurança pública dos estados-sede da Copa do Mundo, agentes da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, além de representantes de outros órgãos de segurança, participarão de uma série de treinamentos em segurança para grandes eventos, ministrados por especialistas dos Estados Unidos.

O curso mais recente teve início nesta segunda-feira (07.05) e vai até sexta (11.05), em Brasília, com enfoque na segurança de autoridades. O primeiro curso foi sobre riscos químicos, biológicos, radiológicos e nucleares e  também foi realizado na capital do país.

As capacitações abrangem áreas como gestão de segurança em grandes eventos, sistema de comando de incidentes, gestão em controle de fronteiras, entre outras. Em cada curso, serão treinados servidores de cada um dos 12 estados-sede, além de integrantes das polícias federais, profissionais da Defesa Civil dos estados e municípios.

Servidores do Ministério da Saúde, da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e de outros órgãos federais também podem participar de algumas capacitações, de acordo com o tema a ser trabalhado.

A iniciativa é da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (Sesge). A realização dos cursos é  resultado do esforço de colaboração bilateral entre Brasil e Estados Unidos na área de segurança de grandes eventos. Uma das modalidades, o "Gerenciamento de Crises", será ministrada em Washington (Estados Unidos) para 20 alunos, com pelo menos um de cada estado-sede.

Além de receberem conhecimentos de especialistas, os estudantes participarão de visitas técnicas a centros estratégicos de três tipos: de comando e controle; de inteligência; e de fronteiras e aeroportos. A Sesge planeja estender os treinamentos também para os próximos anos.

Contingente qualificado
O Ministério da Justiça capacitará diretamente policiais militares, civis, federais, rodoviários federais, bombeiros e outros profissionais de segurança pública e Defesa Civil para atuar na Copa do Mundo e demais eventos que o Brasil sediará.

Fonte: Ministério da Justiça
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla