Ministério do Esporte Ministro diz que Fonte Nova tem obras em dia para receber Copa das Confederações
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministro diz que Fonte Nova tem obras em dia para receber Copa das Confederações

Na manhã desta terça-feira (15.05), o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, acompanhado do governador da Bahia, Jaques Wagner, e do prefeito de Salvador, João Henrique, visitou as obras da Arena Fonte Nova. Após vistoriar o local e ouvir informações de representantes do governo estadual, da prefeitura e do consórcio construtor, Aldo Rebelo afirmou que vê o trabalho avançado em relação ao calendário. A arena tem 60% das obras concluídas.

"As obras estão avançadas em relação ao calendário, compatíveis para que a Bahia possa sediar não só a Copa de 2014, mas também a Copa das Confederações", disse o ministro. Salvador receberá seis partidas da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 e busca a confirmação para ser sede da Copa das Confederações, em 2013. Ao fim da visita, governador e ministro atenderam a imprensa, no auditório do escritório da obra.

O governador Jaques Wagner anunciou metas para o término da arquibancada e da cobertura antes de outras cidades. "Conversei com o responsável do consórcio: Salvador vai ser o primeiro estádio a colocar a última arquibancada. Em relação a este tipo de cobertura que está sendo usado, seremos o primeiro a ter a cobertura pronta", garantiu. A reconstrução da Arena Fonte Nova tem 3 mil empregados trabalhando em dois turnos, que totalizam 22 horas.

Entre as fases concluídas, estão a demolição, a reciclagem, a terraplanagem e as fundações. Já a superestrutura está em mais de 95%. As próximas etapas são o início do acabamento, em julho, e a instalação do campo de futebol e dos assentos, prevista para outubro.

Série de visitas
A agenda faz parte da segunda série de visitas do ministro do Esporte aos estádios que sediarão a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. Na segunda-feira (14.05), Aldo Rebelo visitou o Estádio Nacional de Brasília. Antes, passou por Fortaleza, Natal e Belo Horizonte. O avanço físico da construção da Arena Fonte Nova, anunciado pelo consórcio no início de maio, já era superior a 60%.

A instalação da cobertura, que estava prevista para este mês, foi antecipada para abril e três módulos da estrutura metálica, no setor leste da arena, já foram colocados. Toda a estrutura metálica e cabos de aço da cobertura estão na capital baiana.

                                    Andamento das obras no estádio da Fonte Nova

Projeto
A conclusão do trabalho no estádio está prevista para dezembro de 2012, e o investimento total é de R$ 597 milhões, dos quais R$ 323,6 milhões de financiamento do BNDES. O projeto prevê a manutenção das características originais e a construção, em um modelo de parceria público-privada, de prédios que comportarão estacionamento, shopping, hotéis e casa de shows. O grupo responsável pela construção ganha o direito de explorar, por 35 anos, as instalações no entorno do complexo.

Depois de pronta, a Fonte Nova terá cobertura com estrutura metálica leve, capacidade para 50 mil pessoas, 2.100 assentos VIP, 71 camarotes com mil assentos, 94 banheiros, sendo 23 para deficientes, 39 quiosques de alimentação, restaurante panorâmico, área de imprensa, estacionamento coberto com aproximadamente 2 mil vagas e museu do futebol.

Tiago Falqueiro - Portal da Copa
Fotos: Tiago Falqueiro
Ascom - Ministério do Esporte

Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla