Ministério do Esporte No Uruguai, ministro ressalta preparação dos megaeventos e apoio dos países vizinhos
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

No Uruguai, ministro ressalta preparação dos megaeventos e apoio dos países vizinhos

Durante entrevista com a imprensa esportiva do Uruguai, nesta segunda-feira (10.12) em Montevidéu, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, falou sobre a preparação do Brasil para os grandes eventos esportivos que o país sediará nos próximos anos. Segurança, hotelaria, mobilidade urbana e legado foram alguns dos temas abordados, mas os jornalistas queriam saber também sobre a seleção brasileira: qual equipe será campeã do Mundial de 2014 e uma possível revanche da final da Copa de 1950, quando o Uruguai venceu o Brasil.

O ministro mostrou confiança nos jogadores e na qualidade técnica brasileira. "Esse fato é o que mais nos preocupa. Mas isso independe do governo. Estamos com um técnico muito competente e jogadores excepcionais. Nenhuma seleção tem condições de reunir tantos talentos num só time como nós temos. Por isso acredito que a vitória será nossa", assegurou Rebelo. A conversa durou cerca de uma hora e reuniu os principais veículos uruguaios e duas agências internacionais.

Museu do Futebol
Antes do encontro com a imprensa, o ministro do Esporte foi ao Museu do Futebol, nas dependências do Estádio Centenário, considerado Monumento Histórico do Futebol pela FIFA em 1983. Recebido pelo diretor do espaço, Mario Romano Alonzo, os dois relembraram bons momentos da Celeste Olímpica, como é conhecido o time uruguaio. O tópico mais surpreendente na conversa foi a história da construção do estádio.

                        Ministro Aldo Rebelo em visita ao Museu do Futebol

"O estádio levou apenas sete meses para ser construído e toda a estrutura atual é original. Queríamos comemorar o centenário da independência uruguaia e éramos sede da Copa do Mundo", explicou Alonzo. Também acompanharam a visita, o embaixador do Brasil no país, João Carlos de Souza-Gomez, e o diretor nacional de Esportes do Uruguai, Ernesto Irrurueta.

Praça da Independência
De lá, a comitiva seguiu para a Praça da Independência, em que foi feita uma Oferenda Floral. "Nosso herói nacional é José Gervasio Artigas e fazer uma oferenda de flores para ele é como se estivéssemos homenageando o país. É um ato simbólico feito pelas autoridades e que nos encanta", comentou Irrurueta.

                                        Cerimônia de Oferenda Floral

Visita à Câmara de Representantes e Senado
No período da tarde, o ministro Aldo Rebelo visitou o Palácio Legislativo uruguaio (que equivale ao Congresso Nacional brasileiro), começando pela Câmara de Representantes, onde foi recebido pelo presidente, deputado Jorge Orrico. Na ocasião, conversaram sobre o acordo de cooperação esportivo que será assinado nessa quarta-feira (11.12) entre os dois países.

Na sequência, Aldo Rebelo foi o Senado, onde encontrou o presidente da Casa e o vice-presidente da República, Danilo Astori, que se mostrou bastante feliz com a visita do ministro brasileiro. "Gostei muito da proposta de ampliarmos o acordo esportivo já existente. Estamos à disposição para o que for necessário para apoiar o Brasil nesse projeto e nas realizações dos grandes eventos. Temos muito trabalho para fazer", ressaltou.

Navio-Escola da Marinha Brasileira
Por fim, o ministro do Esporte prestigiou o navio-escola da Marinha brasileira que chegou nessa segunda-feira (10) ao país vizinho e permanece até  quarta (12). O navio saiu do Brasil no dia 6 de julho para realizar a XXVI Viagem de Instrução de Guardas-Marinha (XXVI VIGM) e já passou por 20 países. Do Uruguai, seguirá para Buenos Aires, na Argentina, antes de voltar ao Rio de janeiro. Os futuros oficiais têm aulas práticas de navegação, meteorologia, marinharia, operações navais, controle de avarias, administração naval, liderança, embarque e carregamento.

                          Aldo Rebelo durante visita ao Navio Escola do Brasil

Em cada cidade o navio recebe visitas de autoridades civis e militares, brasileiros a serviço do Estado e estrangeiros, e de representantes da sociedade local. Por isso são realizadas exposições a bordo sobre assuntos de relevância nacional e a divulgados produtos nacionais de destaque no comércio internacional. Neste ano, o tema escolhido foi Copa do Mundo Brasil FIFA 2014. A exposição traz diversas informações e fotos das cidades-sede brasileiras.


Lilian Amaral, de Montevidéu, no Uruguai
Foto: Glauber Queiroz
Ascom - Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla