Ministério do Esporte Inclusão de pessoas com deficiência é tema de evento com ministro e senador Romário
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Inclusão de pessoas com deficiência é tema de evento com ministro e senador Romário

Foto: Paulino Menezes/MEFoto: Paulino Menezes/ME

Em 21 de março é celebrado o dia internacional da Síndrome de Down. Na véspera, é comemorado o dia da felicidade. Duas datas que tem tudo a ver, de acordo com o senador Romário, que promoveu o evento “Educação Cultura e Esporte - caminhos para a inclusão”, nesta quinta-feira (19.03). O ministro George Hilton participou da cerimônia e demonstrou apoio às políticas de inclusão social através do esporte.

“Iniciativas como essa devem ser apoiadas pelo poder público e por toda a sociedade. O Brasil está vivendo um momento especial. O país entrou, definitivamente, no circuito dos megaeventos. Teremos os Jogos Rio 2016, que deixará como legado uma política pública para o esporte paraolímpico. O papel do Estado é dar esse amparo e promover um tratamento mais humano e cordial, dar oportunidades iguais a todos”, afirmou Hilton.

“Felicidade com Down tem tudo a ver. Quem tem o privilégio de conviver com alguém com Down, sabe do que estou falando. O que os torna diferente não é nenhuma marca física, mas a alegria contagiante que eles nos trazem”, declarou o senador Romário antes de sair da mesa e buscar a filha Ivy, que estava na plateia e é portadora da síndrome, para coloca-la no colo.

Na mesma cerimônia estava o senador Paulo Paim, presidente da Comissão de Direitos humanos e Legislação Participativa, que anunciou o colega Romário como relator da Lei de Inclusão da Pessoa com Deficiência, aprovado na Câmara dos Deputados no dia 5 de março e que será submetido à apreciação do Senado Federal. “Gostaria de expressar a minha felicidade com a notícia que o senador Paim acabou de me dar. Será uma honra relatar o Estatuto, que será um diferencial para as pessoas com deficiência e doenças raras. Hoje podemos afirmar que estamos próximos do sonho de todos que lutam por essa causa”, discursou Romário.

Fotos: Paulino Menezes/MEFotos: Paulino Menezes/ME

Responsável pelo texto-base do Projeto de Lei (PL 7699/06), a deputada Mara Gabrilli destacou a contribuição do senador Paulo Paim e a participação popular no processo de formulação do Estatuto. “O projeto também contempla o esporte paraolímpico, com o aumento da porcentagem de recursos destinados ao paradesporto. O texto foi traduzido integralmente na linguagem de sinais, nas formas digitais acessíveis e ficou disponível por seis meses para consulta e sugestões. Hoje temos uma comissão permanente para discutir a questão das pessoas com deficiência e a gente vai poder impulsionar a política pública para o setor”, disse.

Também estavam na cerimônia o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons, e o deputado federal Aelton Freitas.

Gabriel Fialho
Ascom – Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla