Ministério do Esporte Secretaria de Esporte e Lazer e universidades parceiras avaliam programas sociais
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Secretaria de Esporte e Lazer e universidades parceiras avaliam programas sociais

Foto: Cleide PassosFoto: Cleide PassosA atual conjuntura da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis), as ações de esporte e lazer executadas no ano passado e as previstas para este ano foram discutidas durante encontro realizado nos dias 3 e 4 de março, com representantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A instituição de ensino é parceira na formação, acompanhamento e avaliação dos programas Esporte e Lazer da Cidade, Vida Saudável e Rede Cedes.

Nos dias 25 e 26 de fevereiro, o encontro foi com profissionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), parceira na formação, acompanhamento e avaliação dos programas, Segundo Tempo, Esporte da Escola, Mais Educação e Forças no Esporte.

A diretora de programas intersetoriais da Snelis, Andrea Ewerton, iniciou as reuniões falando sobre a manifestação positiva que o secretário Carlos Geraldo Santana de Oliveira demonstrou ao dar continuidade aos programas vigentes e ao trabalho que vem sendo desenvolvido para ampliar e promover o esporte e lazer no Brasil, principalmente em regiões carentes.

Quanto à parceria desenvolvida com a UFMG desde 2010, ela ressaltou que a cada dia, cresce a estratégia de formação a distância. “A parceria está se estruturando e crescendo, ao todo já foram 60 formações presenciais realizadas, 15 estados beneficiados com formação presencial e três comunidades indígenas. Houve maior volume de formação, sendo 28 no Nordeste, três no Centro-Oeste, 109 no Sudeste, oito no Sul e nenhuma na região Norte, esta última situação precisando ser revertida”, afirmou o professor Helder Isayama , coordenador da parceria com a universidade mineira.

A parceria desenvolvida com a UFRS desde 2008, já envolveu mais de 17 mil professores e monitores, distribuiu mais de 150 mil exemplares de material didático, realizou mais de dez mil visitas às parcerias em funcionamento e construiu o sistema de documentação e informação do Programa Segundo Tempo em todas as vertentes, além de “envolver as instituições de ensino superior (IES), uma grande iniciativa da Snelis”, afirma o professor Ricardo Petersen coordenador da parceria pela UFRS.

Para 2015, as universidades junto à Snelis pretendem atuar na formação de gestores públicos com o objetivo de democratizar o esporte e o lazer, construir um fundo e estabelecer estratégias na perspectiva de novas abrangências, assim como difundir uma estratégia de tecnologia de implementação de políticas públicas de esporte e lazer com formação permanente e avaliação dos programas sociais.

Cleide Passos
Ascom – Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla