Ministério do Esporte Entrevista: Nawal El Moutawakel destaca “revolução” feminina no esporte
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Entrevista: Nawal El Moutawakel destaca “revolução” feminina no esporte

Ghada Shouaa, Hassiba Boulmerka, Habiba Ghribi: nomes de mulheres árabes, algumas africanas, todas pioneiras no esporte. Elas conquistaram a primeira medalha olímpica feminina para seus países – Síria, Argélia e Tunísia. Para que elas e muitas outras pudessem chegar ao pódio, uma mulher fez história em Los Angeles 1984, ao vencer a prova então inédita no programa olímpico feminino, os 400m com barreiras, tornando-se a primeira árabe e africana a ganhar um ouro nos Jogos. Seu nome é Nawal El Moutawakel.

“Eu estava feliz por fazer parte daquela história, por mostrar a todas as mulheres do planeta que as elas podiam correr e saltar e se destacar. Agora as portas estão abertas para todas. Fico feliz por ter contribuído pelo menos um pouco com essas conquistas e com o empoderamento das mulheres no atletismo e nos esportes”, disse.

O nome de Nawal está sempre na mídia brasileira e internacional, já que é chefe da Comissão de Coordenação dos Jogos Olímpicos Rio 2016, mas a marroquina de 52 anos tem amplo histórico de contribuição para a participação feminina no movimento esportivo. Primeiro como atleta, depois como administradora esportiva – já foi ministra da Juventude e Esportes em Marrocos.

Em entrevista ao brasil2016.gov.br, Nawal afirma que vivemos uma “pequena revolução” no esporte. “Nós vimos em Londres a quantidade de mulheres participando (4.676) e vivemos um momento histórico no movimento olímpico e no esporte de forma geral porque, pela primeira vez, vimos pelo menos uma mulher em cada delegação . Vimos mais de 35 comitês olímpicos nacionais com mais mulheres que homens. Pela primeira vez, há quatro mulheres no Comitê Executivo do COI. Essas coisas nunca aconteceram no passado”, contou.

Fotos: Comitê Olímpico InternacionalFotos: Comitê Olímpico Internacional

» Confira a entrevista completa no brasil2016.gov.br

Ela ainda comentou sobre a preparação do Brasil para receber os Jogos Rio 2016. "Estou ansiosamente esperando o 5 de agosto de 2016 para estar lá, orgulhosa, como todos os brasileiros, por tudo que vocês alcançaram nesses últimos anos, primeiro como nação candidata, depois como país organizador. Todo o legado deixado será extraordinário. Com as instalações para os atletas, com a infraestrutura para os cariocas. Quando você vê a Vila Olímpica, o Parque Olímpico, quando vai a Deodoro, quando vê os eventos que serão realizados em Copacabana... Todos esses elementos combinados são fantásticos para o Rio, para o país, para a América do Sul e para os esportes de forma geral".

Carol Delmazo, brasil2016.gov.br
Ascom – Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

 

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla