Ministério do Esporte Com o segundo melhor arqueiro, Brasil também tem o segundo melhor técnico do mundo
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Com o segundo melhor arqueiro, Brasil também tem o segundo melhor técnico do mundo

O tiro com arco brasileiro vive um momento histórico. Além de contar com o segundo melhor atleta da temporada 2014, com o bolsista Marcus Vinícius de Almeida, o país conta também com o Evandro de Azevedo, eleito o segundo melhor técnico do mundo pela Federação Internacional da modalidade. O treinador, que trabalha com o italiano Renzo Ruele – à frente das seleções brasileiras -, diz que o reconhecimento e a repercussão positiva pelo trabalho são recompensas, às vezes, até com mais efeito do que uma remuneração. “Eu já tinha sido reconhecido pelo COB pelos Jogos Olímpicos de Nanquim, no ano passado, e ficado muito feliz. Agora, foi mesmo uma surpresa”, disse.

O melhor técnico do mundo em 2014, para a World Archery, foi Lee Mi-Joung, da Coreia do Sul – país de tradição e que domina o tiro com arco no mundo, eleito com 31%. O brasileiro Evandro França ficou em segundo lugar, com 29%, à frente de Natalia Butusova, da Alemanha, com 24%.

Para 2015 será um ano preparatório para os atletas brasileiros. O tiro com arco terá de colocar “muitos pingos nos ‘is’, com equipes delineadas e já os possíveis participantes dos Jogos Olímpicos do Rio 2016”, observa o treinador. “Haverá competições importantes também, como o Mundial Juvenil [em Yankton, Estados Unidos, de 8 a 14 de junho], a Universíada [3 a 14 de julho, em Gwandju, coreia do Sul], os Jogos Pan-Americanos de Toronto [10 a 26 de julho], o Mundial [em Copenhague, Dinamarca, de 26 de julho a 2 de agosto]”, disse.

É em Maricá, no Rio de Janeiro – antes da mudança dos arqueiros para o Campo dos Afonsos, da Aeronáutica, onde deverão ficar concentrados até os Jogos Olímpicos -, que treinam os arqueiros. “O grupo é dinâmico. Pode sair um, entrar outro”, observa Evandro França. “Hoje, o grupo está composto por Marcus Vinícius d’ Almeida, Daniel Xavier, Edson Kim e Drean Braga; Sarah Nikitin, Stephany Caroline Pereira da Rosa, Ane Marcelle dos Santos e Larissa Feitosa.

O primeiro grande desafio do ano são as seletivas de março (6 e 7 de março), em Maricá, que serão definidos os brasileiros que participarão das primeiras etapas da Copa do Mundo do ano - Xangai (5 a 10 de maio) e Antália (26 a 31 de maio), Pan e Mundial.

Denise Mirás
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla