Ministério do Esporte Mensagem presidencial ao Congresso lista avanços e desafios no esporte
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Mensagem presidencial ao Congresso lista avanços e desafios no esporte

As políticas públicas para o esporte em 2014, o desenvolvimento do futebol feminino e a organização dos megaeventos esportivos no Brasil fizeram parte da Mensagem Presidencial ao Congresso Nacional. O texto, que lista ações, prioridades e investimentos do Governo Federal como um todo, foi lido na tarde desta segunda-feira (02.02) no plenário da Câmara dos Deputados, na abertura do ano legislativo.

Dentre as ações para a democratização da prática esportiva e inclusão social ganha destaque o Programa Segundo Tempo, que beneficiou 4,1 milhões de estudantes no ano passado e deve chegar a seis milhões em 2015. Já o Programa Atleta na Escola, que conta com duas grandes iniciativas – os Jogos Escolares e os Centros de Iniciação Esportiva – recebeu a adesão de 44.654 escolas.

A Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), que permite às empresas e pessoas físicas investirem parte do Imposto de Renda em projetos esportivos aprovados pelo Ministério do Esporte, captou R$ 117,4 milhões em 2014, somando 1.153 patrocinadores, ou doadores. Como a LIE tem o prazo de vigência até dezembro de 2015, a Presidência da República destaca no texto que pretende mobilizar o segmento esportivo, realizando dois seminários nacionais para “discussão e atualização normativa da lei”.

O documento destaca ainda a organização das competições de futebol feminino, possíveis graças ao apoio do Governo Federal, como o Campeonato Brasileiro, a I Copa Brasil Escolar Universitária e a VI Copa Libertadores da América e projeta para 2015 a realização de torneios nos segmentos escolares, universitários, de base, indígena e profissional.

Uma iniciativa inédita será realizada entre o Ministério da Justiça e o estado do Rio de Janeiro, que vão implementar o “Observatório de Apoio ao Futebol”, com a finalidade de coletar e consolidar as informações relativas à segurança dos estádios e torcedores, analisar e compartilhar informações entre os órgãos responsáveis por garantir a segurança nos estádios e estabelecer e monitorar indicadores.

Megaeventos
O sucesso na organização do Mundial de futebol de 2014 foi traduzido em números como o de turistas que circularam pelo país, espectadores nos 12 estádios, passageiros nos 21 aeroportos que atenderam à demanda da Copa, além dos gastos de estrangeiros no Brasil.

“Os 12 estádios sediaram 64 jogos e receberam 3,4 milhões de espectadores, o segundo maior público de todas as 20 edições da Copa do Mundo. O Brasil recebeu pouco mais de um milhão de turistas estrangeiros de 203 nacionalidades, que deixaram, em divisas, cerca de US$ 1,6 bilhão. Um total de 3,1 milhões de brasileiros circulou pelo país durante a Copa. Os preparativos mostraram-se adequados. A movimentação total nos 21 aeroportos durante a Copa foi de 17,8 milhões de passageiros, com índice de atraso similar ao observado na União Europeia e dentro do padrão internacional. Os torcedores e turistas se deslocaram nas cidades-sede sem enfrentar problemas de transporte coletivo. O sistema de segurança funcionou como previsto e não houve restrições quanto ao sistema de telefonia e de transmissão de dados por Internet".

Sobre as Olimpíadas de 2016, o texto projeta a preparação do país em várias áreas. "Nos próximos 18 meses, estaremos engajados no processo de preparação das Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. As obras já estão em curso e, em parceria com os governos do estado e do município do Rio de Janeiro, vamos implementar todas as ações necessárias para fazer desses eventos mais um sucesso de organização".

Os preparativos envolvem bem mais do que a atenção às instalações e aos atletas internacionais. Incluem um trabalho que se pauta pela constituição de uma estrutura que permita ao Brasil ter qualidade para a prática esportiva da base ao alto rendimento, em torno da chamada Rede Nacional de Treinamento.

» Confira a íntegra da Mensagem (Esporte a partir da página 225)

Ascom – Ministério do Esporte, com informações brasil2016.gov.br
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla