Ministério do Esporte Em ação inédita, ABCD realiza 64 controles de dopagem durante a Copinha
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Em ação inédita, ABCD realiza 64 controles de dopagem durante a Copinha

Foto: ABCDFoto: ABCDA Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) realizou durante a Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano, sua primeira ação no futebol. O torneio, que é o mais tradicional da categoria sub-20 no país, será decidido no domingo (25.01), às 10h50, entre Botafogo de Ribeirão Preto e Corinthians, no estádio Pacaembu. Com a final, serão 64 controles, realizados em 16 partidas.

De acordo com o secretário nacional da ABCD, Marco Aurelio Klein, as amostras foram enviadas para laboratório acreditado pela AMA (Agência Mundial Antidopagem) em Barcelona, na Espanha. Para esta 46ª edição da Copinha, mais de 2.200 jogadores entre 16 e 20 anos foram inscritos pelos 104 times dos 26 estados mais o Distrito Federal.

Dois oficiais de controle de dopagem, pelo menos dois escoltas e um observador da ABCD trabalharam em cada jogo, a partir das oitavas de final, com sorteio de dois atletas de cada time. Além da coleta de amostras de urina, a ABCD também introduziu no torneio uma inédita ação educacional, com distribuição de folhetos para esclarecer os vários aspectos do controle de substâncias proibidas no esporte.

“Essa ação educacional será estendida, com a distribuição dos folhetos, a todos os jogadores dos times que saíram antes das oitavas e também a todos do futebol profissional, de todas as federações estaduais e todos os clubes”, explica o secretário da ABCD.

Para Klein, é importante valorizar a educação, que deve ser intensa, bem feita e direcionada à prevenção. “Assim, o jogador estará preparado para sua carreira, em campeonatos no Brasil ou no exterior. É importante que o atleta limpo participe de uma competição justa”.

Denise Mirás
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla