Ministério do Esporte George Hilton apresenta proposta para criação de fundo de incentivo ao esporte
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

George Hilton apresenta proposta para criação de fundo de incentivo ao esporte

Após reunião no Rio de Janeiro com representantes do Comitê Olímpico do Brasil e dirigentes das confederações esportivas, o ministro do Esporte, George Hilton, reforçou que os incentivos previstos para garantir alta qualidade à preparação de atletas olímpicos do país para 2016 serão mantidos. “As confederações queriam uma garantia da sequência dos programas. Foi assegurado a elas que haverá continuidade e ampliação de ações”, afirmou o George Hilton.

O ministro fez referência a iniciativas consideradas essenciais, como Bolsa-Atleta e Bolsa Pódio, e disse ser uma de suas prioridades a permanência da Lei de Incentivo ao Esporte. Hilton enfatizou que a manutenção na equipe de Ricardo Leyser, atual secretário nacional de Alto Rendimento, e o convite a Ricardo Trade, CEO do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo, para integrar sua equipe sinalizam esse processo de continuidade.

Foto: Paulino Menezes/MEFoto: Paulino Menezes/MEEm outra frente, Hilton ressaltou que pretende trabalhar, em conjunto com o setor esportivo, na formatação de um de sistema nacional de prática esportiva, com a criação de um fundo de fomento. “Tudo isso será um debate amplo para que o legado dos megaeventos se traduza sobretudo numa legislação que permita a continuidade das ações do esporte depois dos Jogos. Queremos que o legado da Copa e das Olimpíadas produza uma série de ações que fortaleçam a prática esportiva desde a base ao alto rendimento”, declarou o ministro.

De acordo com ele, o conceito é que o modelo siga lógica similar à aplicada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que define o papel de União, estados e municípios. “Isso ajuda para que não haja descontinuidade de projetos”.

O presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Carlos Nuzman, elogiou o que definiu como diálogo franco. “O ministro ouviu colocações do COB e das confederações e procurou conversar abertamente. O importante é o entendimento e a visão de apoio aos atletas nos Jogos Olímpicos Rio 2016”, disse. “Esse foi o ponto capital porque estamos a 19 meses dos Jogos. É uma reta final importante”.

Presidente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno, Helio Meirelles ressaltou que os investimentos na modalidade a partir da parceria com o governo federal são estratégicos para garantir que o país tenha novas chances de pódio olímpico. Em 2012, Yane Marques conquistou o bronze em Londres.

“A bolsa da Yane e de outros atletas é fundamental para garantir sequência nos treinamentos. Além disso, a partir de convênios fizemos investimentos em Deodoro, conseguimos comprar novos equipamentos, uniformes de esgrima e criar uma estrutura de suporte a essa fase. Isso cobre 100 atletas num nível excelente”, disse Meirelles.

A sinalização de que haverá sequência nos projetos trouxe tranquilidade a João Tomasini Schwertner, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem. Isso porque, segundo ele, a modalidade se beneficia de praticamente todas as formas de investimento oferecidas pelo Ministério do Esporte.

“A canoagem tem muitos no Bolsa Atleta, o que significa a manutenção da base. Temos alguns no Bolsa Pódio, o que garante a sustentabilidade do treinamento de qualidade visando aos Jogos. Temos quatro centros de Treinamento, um em Foz do Iguaçu, um em São Paulo, um em Curitiba e outro em Lagoa Santa (MG), que saíram a partir da Lei de Incentivo. E, por último, solucionamos o problema de falta de água no período da seca em Foz do Iguaçu com um convênio com a prefeitura,” enumerou.

Foto: Paulino Menezes/MEFoto: Paulino Menezes/ME

Gustavo Cunha - Brasil2016.gov.br
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

 

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla