Ministério do Esporte Brasil termina Copa do Mundo de Tênis de Mesa entre os oito melhores
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Brasil termina Copa do Mundo de Tênis de Mesa entre os oito melhores

Brasileiras alcançam resultado inédito na Copa do Mundo (Foto: ITTF)Brasileiras alcançam resultado inédito na Copa do Mundo (Foto: ITTF)A seleção brasileira feminina de tênis de mesa encerrou a Copa do Mundo por Equipes da modalidade, em Dubai, nos Emirados Árabes, com um resultado histórico. Pela primeira vez a equipe terminou entre as oito melhores da competição. Depois de conquistar a inédita vaga para as quartas de final, as brasileiras foram eliminadas pelo Japão, uma das potências do esporte, por 3 x 0.

Caroline Kumahara, Jessica Yamada, Lin Gui e Ligia Silva foram as representantes do país no torneio. As quatro mesatenistas são contempladas pelo programa Bolsa Atleta do Ministério do Esporte.

No primeiro jogo das quartas de final, Ligia Silva enfrentou Yuka Ishigaki, atual número 23 do ranking mundial feminino. A japonesa comandou o placar e abriu o placar ao vencer a partida por 3 x 0, parciais de 11/6, 11/5 e 11/5.

Na segunda partida, foi a vez de Caroline Kumahara enfrentar Misaki Morizono, 25ª do mundo. Caroline é a melhor brasileira na lista, ocupando a 120ª colocação. Novamente a atleta do Japão se impôs e venceu por 3 x 0, com parciais de 11/3, 11/6 e 11/6, abrindo 2 x 0 para as asiáticas no confronto.

A classificação japonesa para a semifinal foi definida nas duplas. Ligia Silva e Jessica Yamada enfrentaram Sataka Hirano e Misaki Morizono. O placar das partidas de simples se repetiu em favor das asiáticas, que fecharam o confronto em 3 x 0, com vitória por 11/5, 11/5 e 11/8.

Seleção masculina perde para favoritos
No masculino, o Brasil teve pela frente a maior potência do tênis de mesa mundial: a China. A equipe brasileira acabou perdendo por 3 x 0 e também encerrou a Copa do Mundo por Equipes entre as oito melhores seleções.

O destaque do país no confronto foi Gustavo Tsuboi. O número um do Brasil e 40º do ranking enfrentou ninguém menos que Jike Zhang, atual campeão olímpico e bicampeão mundial. O brasileiro surpreendeu o número quatro do ranking e venceu o primeiro set por 11/4. Na sequência, no entanto, Zhang não deu chances a Tsuboi e fechou a partida em 3 x 1: 11/2, 11/4 e 11/4.

O segundo brasileiro a jogar foi o jovem Hugo Calderano, de apenas 18 anos. Ele encarou Zhendong Fan, atual número três do ranking mundial, e foi derrotado em sets diretos. O chinês definiu o duelo com parciais de 11/6, 11/6 e 11/3.

A última partida do confronto entre Brasil e China foi nas duplas. Thiago Monteiro e Gustavo Tsuboi jogaram contra Zhendong Fan e Long Ma. Os chineses venceram a primeira parcial por 11/4 e tiveram mais trabalho na segunda: 11/6. No terceiro set, nova vantagem para os asiáticos, que fecharam o jogo em 11/8 e o confronto em 3 x 0.

A Copa do Mundo por Equipes de Tênis de Mesa vai até o próximo domingo (11.01), em Dubai.

Fonte: Brasil 2016
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla