Ministério do Esporte Seminário internacional discute legados da Copa do Mundo 2014, em Natal (RN)
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Seminário internacional discute legados da Copa do Mundo 2014, em Natal (RN)

Foto: Divulgação LefemFoto: Divulgação Lefem"Visibilidade dos Impactos dos Megaeventos Esportivos: mídia e cultura debatendo os legados da Copa do Mundo 2014” foi tema do seminário internacional, promovido pelo Laboratório de Educação Física, Esporte e Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), entre 17 e 19 de novembro. Na solenidade de abertura, o professor Allyson Carvalho destacou a importância do Ministério do Esporte na concretização do evento e a ação do laboratório na organização do evento.

O seminário teve como objetivo dar continuidade ao processo de diálogo acadêmico a partir da seleção pública de projetos de pesquisa científica voltados para o desenvolvimento do esporte, especificamente os que tinham como tema os legados de megaeventos esportivos. Cerca de 120 pessoas, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e professores, participaram do evento.

“Desde os primórdios a relação da comunicação com o esporte está presente nas discussões do campo comunicativo”, afirmou a representante do mestrado em estudos de mídia, Kenia Maia. Após a conferência de abertura foi dada continuidade ao evento com o tema "Copa do Mundo 2014 no Brasil: um olhar estrangeiro dos legados para o país", ministrada pelo professor dr. Joaquim Marín Montín.

Marín falou ainda da necessidade de se ter uma mentalidade crítica ao analisar os fenômenos dos megaeventos esportivos e explorou inicialmente o contexto espanhol nos períodos que recebeu esses eventos. O professor apresentou também exemplos da mídia espanhola ao tratar dos acontecimentos no Brasil durante a temporada dos eventos desde o Pan-Americano de 2007 e do tratamento dado pelas empresas de comunicação como o El País e a BBC.

O seminário consistiu na possibilidade de articulação de rede de estudo de renovadas instituições de pesquisa. A ideia de rede, remanescente da Rede Cedes, vinculada à Secretaria Nacional de Esporte Lazer e Inclusão Social (Snelis), é necessária pela percepção de crescimento coletivo na produção do conhecimento.

Cleide Passos
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla