Ministério do Esporte Ministério do Esporte faz entrega simbólica de equipamentos de luta olímpica em São Paulo
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministério do Esporte faz entrega simbólica de equipamentos de luta olímpica em São Paulo

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e o secretário nacional de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, participaram nesta quinta-feira (23.10), em São Paulo, da entrega de equipamentos de luta olímpica na comunidade de Heliópolis. No local funciona um dos núcleos da modalidade, estruturado pela Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA), que desde fevereiro conta com equipamentos de nível internacional adquiridos em convênio com o Ministério do Esporte.

A entrega simbólica faz parte do convênio firmado entre a CBLA e o Ministério do Esporte que equipou os principais centros de treinamento de luta olímpica espalhados pelo país. No total, foram beneficiados dezenas de locais em 20 estados brasileiros, em um investimento de R$ 2,8 milhões.

(Foto: Paulino Menezes/ME)(Foto: Paulino Menezes/ME)

Além do tapete oficial, cerca de 100 alunos de dois projetos sociais que funcionam em Heliópolis – a Escolinha Caixa de Luta – Jovem Promessa e outro desenvolvido pela Federação Paulista de Luta Olímpica – contam com bonecos e “ossos”, equipamentos utilizados no treinamento e no aperfeiçoamento das técnicas da luta olímpica.

“O Brasil está investindo em centros de iniciação ao esporte, na aquisição de equipamentos e na construção de uma infraestrutura esportiva. O Brasil nunca investiu tanto em esporte como está investindo hoje”, disse o ministro Aldo Rebelo, durante discurso em Heliópolis.

“Nós estamos na reta final para organizar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos no nosso país. A realização desses jogos é o que nos permitiu construir um legado para o esporte brasileiro. O Brasil abriu seus olhos para o esporte nacional. Começamos a construir uma base”, acrescentou o secretário Ricardo Leyser.

O presidente da CBLA, Pedro Gama Filho, destacou a importância de contar com os equipamentos adequados para a expansão da luta olímpica no país. “Esse convênio foi um passo fundamental que demos junto com o Ministério do Esporte. Ter um tapete homologado pela federação internacional traz identidade para todos os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos no país”, destacou o dirigente.

Trabalho social
Em Heliópolis, cerca de 100 crianças da comunidade da Vila Carioca usufruem dos equipamentos adquiridos pela CBLA. O tapete olímpico foi instalado no galpão da escola de samba Império do Ipiranga, que serve de local de treinamento para crianças e jovens da comunidade. (Foto: Paulino Menezes/ME)(Foto: Paulino Menezes/ME)

Responsável pelas aulas no projeto Escolinha Caixa de Luta – Jovem Promessa, o professor Rodrigo Tabajara exalta a função social que a luta olímpica vem exercendo no local. “É a realização do meu sonho. Foram muitos anos buscando isso. Todos os dias aqui são uma grande satisfação. Além de formar campeões, estamos formando cidadãos. O esporte agrega muito”, comentou Tabajara.

Para o profissional da luta olímpica, o fato de os projetos contarem com o material adequado para a prática da modalidade fizeram toda a diferença na hora de atrair as crianças. “É muito difícil em uma comunidade encontrar um tapete olímpico. Isso é de suma importância para o desenvolvimento do meu trabalho e fica muito mais fácil captar o material humano”, afirmou.

O professor Tabajara, como é chamado pelas crianças, conta ainda que o projeto faz um acompanhamento mais amplo com os alunos, dando atenção também ao rendimento de cada um na escola e no relacionamento com os pais em casa.

Beneficiadas pelo projeto, as crianças exaltam o trabalho do professor e a estrutura que têm à disposição para treinar. “Não é sempre que você tem um projeto que te dá um equipamento tão bom quanto o que a gente tem aqui. É uma coisa que ajuda bastante”, disse Wallace dos Santos, de 16 anos. “Está sendo bem melhor do que eu esperava. As pessoas são legais e somos tipo uma família. Pretendo seguir carreira e quem sabe um dia ganhar a Bolsa-Atleta”, contou Fernanda Silva Teixeira, também aluna do projeto.

Presença ilustre
Quem também marcou presença na cerimônia de entrega dos equipamentos foi a atleta Aline Silva, vice-campeã mundial da modalidade este ano. Muito assediada pelas crianças dos projetos de Heliópolis, a atleta também elogiou o núcleo e destacou a importância dos projetos na vida das crianças.

“Isso significa tudo para o esporte. Hoje em dia a gente tem muito problema com drogas, muito jovem indo para o crime por não ter o que fazer. O esporte é o que vai salvar nossa juventude e nossa sociedade. Sem esses trabalhos em escolinhas e com esses projetos, o esporte não faz sentido”, discursou Aline, que também começou no esporte em um projeto social.

Vagner Vargas – Brasil 2016
Confira o Portal Brasil 2016, site do governo federal sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla