Ministério do Esporte Ministério do Esporte recebe palestra sobre prevenção ao câncer de mama
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministério do Esporte recebe palestra sobre prevenção ao câncer de mama

No mês em que o país intensifica a campanha de combate ao câncer de mama, o Ministério do Esporte recebeu, nesta quinta-feira (23.10), a edição do “Quintas femininas”,  projeto do Congresso Nacional para debater periodicamente temas importantes ligados à mulher. Fortalecendo o outubro rosa, a discussão girou em torno dos avanços e desafios na prevenção e no tratamento do câncer de mama.

(Foto: Francisco Medeiros/ME)(Foto: Francisco Medeiros/ME)

São esperados para 2014 mais de 57 mil novos casos da doença entre as mulheres. A previsão é que 13 mil deles resultem em mortes. Os números reforçam que o diagnóstico precoce é fundamental.  “Cerca de 60% dos casos são diagnosticados no Sistema Único de Saúde já em estágio avançado. A melhor forma de diminuir as estatísticas é o acesso à informação, permitindo o diagnóstico o mais rápido possível”, disse o oncologista Anderson Silvestrini.

A realidade do tratamento da doença no Distrito Federal foi apresentada por Fernanda Salum, coordenadora das Ações Programáticas de Mastologia da secretaria distrital de saúde.  Joana Jeker, presidente da  Recomeçar (Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília), completou o time de palestrantes. Ela falou sobre sua experiência no enfrentamento da doença e da luta travada pela entidade para que as mulheres tenham acesso ao tratamento e à reconstrução imediata da mama em caso de retirada total ou parcial.

As informações recebidas nesta quinta se tornaram um alerta para a funcionária do Ministério do Esporte, Gladiann Silva, de 39 anos. Ela descobriu fatores de risco que não conhecia. “Uma tia teve câncer de mama há dois anos, não sabia que isso pode aumentar as minhas chances. A gente conhece a doença de forma geral, mas hoje aprendi detalhes que são importantes. Vou ficar ainda mais atenta a partir de agora”, contou.

Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla