Ministério do Esporte Ciclismo de pista: Brasil é bronze no Pan-Americano do México
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ciclismo de pista: Brasil é bronze no Pan-Americano do México

Foto: CBC/DivulgaçãoFoto: CBC/DivulgaçãoO ciclismo brasileiro começou bem o primeiro dia de disputas do Campeonato Pan-Americano, no México. Foram três recordes quebrados e uma medalha de bronze conquistada na prova de Velocidade por Equipes masculino. As provas de ciclismo começaram na quarta-feira (10.09) e seguem até o próximo domingo (14.09). O evento reúne mais de 400 ciclistas, de 27 países, sendo considerado o maior Pan-Americano da modalidade de toda a história.

A corrida do Ciclismo de Pista pelas vagas olímpicas Rio 2016 começou a todo vapor em Aguascalientes. A Seleção Brasileira entrou a primeira vez no Velódromo para conquistar a quinta posição na prova de Perseguição Por Equipes masculino. A equipe formada por Gideoni Monteiro, Leandro Alves, Thiago Nardin e Endrigo Pereira, não subiu ao pódio, mas comemorou bastante o novo recorde brasileiro de 4min05s. O ouro ficou com a Colômbia (3min57s), a prata com a Argentina (4min01s) e o bronze com a Venezuela (4min02s).

Segundo o técnico Emerson Silva, com o tempo atingido seria possível estar entre as oito melhores seleções na Copa do Mundo. “Fizemos um tempo muito considerável na prova de Perseguição. Com essa marca, poderemos ficar entre as oito melhores seleções nas próximas etapas da Copa do Mundo. Os atletas da Velocidade por Equipe também fizeram uma excelente prova e estão de parabéns pela medalha conquistada”, destacou Emerson Silva, técnico da Seleção.

Primeira medalha
Animada pelos tempos cravados durante as etapas classificatórias, a Seleção Brasileira de Velocidade Por Equipe entrou na fase final confiante. Os ciclistas Flávio Cipriano, Diefferson Borges e Kacio Freitas conquistaram a primeira medalha brasileira na competição ao marcarem 43s660 para ficar com o bronze. A disputa ocorreu contra a seleção argentina, quarta colocada (43s889). O primeiro lugar ficou com a Venezuela (43s111), que foi seguida pela Colômbia (43s154).

O jovem talento do ciclismo de pista brasileiro, Kacio Freitas, de apenas 20 anos, integrou a equipe de velocidade e comemorou bastante, atribuindo o resultado ao trabalho de preparação realizado pela Confederação Brasileira de Ciclismo.

“Estou muito feliz pela prova que fizemos. A equipe esta forte e acredito que ainda teremos outros grandes resultados nos próximos dias. Também é preciso destacar que esses resultados só estão sendo alcançados devido ao excelente trabalho de preparação que a Confederação Brasileira de Ciclismo e a Caixa Econômica Federal proporcionou na Suíça. Se não fosse isso, estaríamos muito longe de brigar por uma medalha em uma competição tão disputada como esta sendo esse Pan”, declarou Kacio Freitas.

As brasileiras Gabriela Yume e Wellyda Rodrigues também competiram pela primeira vez no Pan. As duas atletas fizeram a prova de Velocidade Por Equipes feminino e concluíram a disputa na sétima colocação. A medalha de ouro foi conquistada pela Colômbia, seguida por Venezuela e Cuba. Com os resultados, a Seleção Brasileira terminou o primeiro dia de Pan com uma medalha conquistada e sete vagas diretas para os Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015.

Outros resultados
Na quinta-feira (11.09), os brasileiros disputaram mais quatro provas e os principais resultados vieram na prova Keirin. Os brasileiros Flávio Cipriano e Kacio Freitas demonstraram estar muito bem durante as etapas classificatórias, mas acabaram ficando fora da final. Durante a disputa de 7º a 12º lugar, os brasileiros deram um grande show conquistando a 7ª posição, com Flávio Cipriano, e 8ª posição com Kacio Freitas, terminando a prova com uma grande diferença para os adversários ao atingirem 71,2km/h na reta final. A medalha de ouro foi conquistada pelo colombiano Fabian Puerta, a prata ficou com o canadense Hugo Barrette e o bronze com o venezuelano Hersony Canelon.

Pela disputa dos 500m Contra-Relógio, Wellyda Rodrigues, conquistou a 11ª colocação ao marcar 35s686. O resultado foi acompanhado de perto pela sua companheira de Seleção, Gabriela Yumi, que fez 35s932 e finalizou na 12ª posição. Com o resultado, Wellyda estabeleceu o novo recorde brasileiro para esta prova. A Seleção ainda teve o ciclista Joel Candido na 14ª colocação da prova de Scratch (15km), além de Thiago Nardin em 14º e Endrigo Pereira em 15º na prova de Perseguição Individual.

Nesta sexta-feira (12.09), os brasileiros encaram o terceiro dia de competições disputando as provas de Km Contra-Relógio (masculino), Perseguição Individual (feminino) e Prova Por Pontos (masculino).

A Seleção Brasileira de Ciclismo de Pista que participa do Campeonato Pan-Americano 2014 é formada por Flávio Cipriano, Kacio Freitas, Diefferson Borges, Thiago Nardin, Gideoni Monteiro, Endrigo Pereira, Leandro Alves e Joel Prado, no masculino. Gabriela Yumi e Wellyda Rodrigues integram a equipe feminina. A comissão técnica é composta pelo técnico Emerson Silva, o supervisor técnico Miguel Torres (membro do Centro Mundial de Ciclismo da UCI), o fisioterapeuta Jivago Salinet e o mecânico Evandro Oliveira.

Dos atletas citados acima, Flávio Cipriano, Kacio Freitas, Thiago Nardin, Leandro Alves, Joel Prado, Gabriela Yumi e Wellyda Rodrigues são beneficiados pelo Programa Bolsa Atleta do governo federal, todos na categoria nacional.

Clique neste link para saber mais sobre a história, as curiosidades e as regras do ciclismo de pista

Fonte: Confederação Brasileira de Ciclismo
Confira o Portal Brasil 2016, site do governo federal sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla