Ministério do Esporte Mundial de canoa polinésia segue até domingo no Rio de Janeiro
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Mundial de canoa polinésia segue até domingo no Rio de Janeiro

Foto: DivulgaçãoFoto: DivulgaçãoTermina neste domingo (17.08), na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, o Campeonato Mundial de Va´a (canoa polinésia). A competição, que captou recursos por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, foi iniciada na última terça-feira (12.08) e reúne competidores de 19 países e acontece pela primeira vez na América do Sul. No total, cerca de 700 atletas – convencionais e paraolímpicos – disputam provas em três tipos de canoas: V1 (um competidor), V6 (seis competidores) e V12 (12 competidores), em diferentes idades e distâncias. O Brasil tem a maior delegação, com 262 competidores, seguido pela Nova Zelândia, com 98, e o Havaí, com 93.

Os competidores da Polinésia, berço do esporte, são os favoritos. Entre eles está o experiente taitiano  Karyl Maoni, sete vezes campeão mundial na modalidade. No Rio, Karyl, de 43 anos, disputará seis provas, inclusive no V1 master, categoria na qual ele  estreia em mundiais. "Terei fortes adversários, especialmente havaianos e neozelandeses. Mas vim buscar mais um título", avisa.

Os brasileiros, por sua vez, esperam ter um bom desempenho nas diferentes categorias. Logo no primeiro dia de disputas, a delegação nacional assegurou a medalha de ouro no V12 50mm sênior master masculino. Agora, a torcida fica por conta do baiano Reginaldo William Birkbeck, de 23 anos, apontado como uma esperança de medalha para o país-sede entre os atletas convencionais.

No Va´a paraolímpico, destaque para Luis Carlos Cardoso, que acaba de ganhar a medalha de ouro no Campeonato  Mundial de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2014, em Moscou, encerrado no último domingo (10.08). Ele conquistou o primeiro lugar do V1 A masculino, mesma prova em que tentará o título no Rio.

Na paracanoagem feminina do Brasil, a carioca Tamara Oliveira, de 20 anos, biamputada, quer repetir o ouro conquistado no Mundial de 2012. Para isso, além de adversárias estrangeiras, terá que superar o talento da sul-mato-grossense Débora Benevides, de 18 anos, que vem se tornando a sua mais forte rival no país. O Va´a será uma modalidade estreante nos Jogos Paraolímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, com disputas no mesmo local.

Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook


Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla