Ministério do Esporte Rede Nacional: até o dia 18 de agosto Brasília será a capital dos saltos ornamentais
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Rede Nacional: até o dia 18 de agosto Brasília será a capital dos saltos ornamentais

(Foto: Getty Images)(Foto: Getty Images)Os principais atletas de saltos ornamentais do país chegam a Brasília nesta quarta-feira (06.08). Os saltadores participam do primeiro treinamento em conjunto, até o dia 18 de agosto, visando a preparação para os Jogos Olímpicos do Rio 2016. Os treinamentos serão no Centro de Excelência em Saltos Ornamentais da UnB, o único Centro de Excelência da modalidade no país.

O aprimoramento técnico e tático não ficará restrito aos atletas. Durante o período em Brasília, os treinadores contarão com o Curso para Treinador de Alto Nível de Saltos Ornamentais. A capacitação contará como palestrante o principal técnico mexicano Chava Sobrino, considerado um dos melhores do mundo e que há 20 anos está a frente da Seleção Australiana da modalidade.

Com um das melhores estruturas do país para a prática da modalidade, Brasília é referência nos saltos ornamentais. “É a primeira vez que trazemos um técnico tão renomado ao Brasil e nosso principal objetivo é capacitar os técnicos para melhorar a qualidade do nosso trabalho. O Chava é um dos melhores técnicos do mundo e desde que ele chegou a Austrália, em 1995, ele mudou a trajetória dos saltos ornamentais naquele país, que saiu do anonimato para figurar hoje entre as principais potências da modalidade. Além de seu grande conhecimento técnico, o Chava é mexicano e sabe bem como funciona a cabeça dos latinos e vai poder orientar de forma bem precisa os nossos treinadores para poderem atingir a melhor performance com nossos atletas”, disse o coordenador técnico do Centro de Excelência e organizador do evento, Ricardo Moreira.

Leia mais:

Bahia recebe o maior centro de excelência de Judô das Américas
Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 espalham o legado esportivo por todo o país
Conheça a Rede Nacional de Treinamento

A abertura oficial do curso e do acampamento de treino acontecerá nesta quinta-feira (07.08), às 9 horas, no Centro Olímpico da UnB. O evento está sendo organizado pelo Centro de Excelência em Saltos Ornamentais da UnB com recursos do Ministério do Esporte.

(Foto: Divulgação/ME)(Foto: Divulgação/ME)

Rede Nacional de Treinamento
O Centro de Excelência em Saltos Ornamentais da UnB será o local de treinamento para a Seleção Brasileira de Saltos Ornamentais, com atletas olímpicos como Hugo Parisi, além de oferecer treinamento para atletas de categorias de base, com 20 crianças a partir de 8 anos, que serão selecionadas por profissionais do projeto nas escolas do Distrito Federal. Qualquer criança pode participar das seletivas que selecionam alunos para o centro, inclusive ex-atletas de ginástica artística ou outras modalidades acrobáticas que estejam interessados em se tornar atletas de alto nível de saltos ornamentais.

A instalação de Brasília fará parte da Rede Nacional de Treinamento. A ação está sendo estruturada pela união em parceria com estados, municípios e modalidades esportivas. Instituída por meio da nova Lei 12.395, a ação tem como finalidade identificar e desenvolver talentos e jovens atletas nas modalidades olímpicas e paraolímpicas, desde a base até a elite esportiva. Composta por centros de treinamento de alto rendimento, nacionais, regionais ou locais, a rede é coordenada pelo Ministério do Esporte, em parceria com o COB, CPB e centros regionais e locais.
 
A ação articulada tem a finalidade de disseminar métodos de treinamento; desenvolver e aplicar ciência e medicina do esporte; capacitar profissionais e expandir conhecimento esportivo; proporcionar encadeamento de carreira ao atleta; modernizar instalações esportivas; e viabilizar materiais adequados a cada fase de preparação do atleta.

Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla