Ministério do Esporte Rúgbi invade o Complexo Esportivo de Deodoro, no Rio de Janeiro
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Rúgbi invade o Complexo Esportivo de Deodoro, no Rio de Janeiro

No Festival Fluminense de Rugby Infanto-Juvenil crianças tiveram a oportunidade de ter contato com a modalidade (Foto: Bia Alves/MPix)No Festival Fluminense de Rugby Infanto-Juvenil crianças tiveram a oportunidade de ter contato com a modalidade (Foto: Bia Alves/MPix)Mais nova modalidade olímpica, o rúgbi invadiu o Complexo Esportivo de Deodoro, uma das sedes oficiais dos Jogos do Rio 2016, onde serão disputadas as partidas da modalidade nas olimpíadas. No último sábado (2.08) foi realizado o III Festival Fluminense de Rugby Infanto-Juvenil, o primeiro evento da modalidade em Deodoro, que contou com a participação de cerca de 100 crianças da região.

As atividades aconteceram no Campo do Sampaio e contaram ainda com uma exibição de rúgbi de sete, a modalidade olímpica, e com a partida entre Guanabara e Poli, válida pela Taça Tupi, a segunda divisão do rúgbi nacional. O Festival foi promovido pelo Comitê Rio 2016, pela 1ª Divisão de Exército e pela Federação Fluminense de Rugby, com apoio da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) e da International Rugby Board (IRB).

Lei mais sobre Complexo Esportivo de Deodoro:
 

Prefeitura do Rio de Janeiro inicia obras do Complexo Esportivo de Deodoro
Deodoro é legado dos Jogos Pan-americanos de 2007

"Esse evento representa a colocação de uma pedra fundamental do rúgbi em Deodoro. Foi possível dar sequência a entendimentos preliminares para a introdução do rúgbi nas Forças Armadas. Parabéns aos esforços da FFR, ao apoio dos clubes envolvidos, e especialmente ao Rio 2016 e IRB, cujo apoio ativo foi crucial para a realização do evento. A cereja do bolo foi conquistada com a disponibilização desse campo para a prática do rúgbi fluminense, tanto projetos de desenvolvimento, quanto partidas da Taça Tupi e do Super 10, a partir da próxima semana. Nossos maiores agradecimentos aos responsáveis pelo regimento de Deodoro", disse o presidente da CBRu, Sami Arap Sobrinho.

O Festival teve início de manhã com atividades de mini-rugby e “get into rugby”, com praticantes oriundos de projetos sociais coordenados pelo Rio Rugby Clube. Sob a coordenação da Federação Fluminense de Rugby, que organizou a infraestrutura do campo, das traves, ambulância, sistema de som e área VIP, compareceram seis equipes de rúgbi de sete para partidas demonstração da modalidade olímpica.

(Foto: Bia Alves/MPix)

Taça Tupi
A 2ª rodada da Taça Tupi, a segunda divisão do rúgbi nacional, foi marcada pela primeira partida de um torneio nacional realizada em Deodoro, futura sede olímpica. O Guanabara, no Rio de Janeiro, fez valer o fator casa e superou a Poli , de São Paulo, por 12 a 10, conquistando assim a sua primeira vitória na competição.

Ainda pelo grupo A, o BH Rugby (MG) derrotou o Rio Rugby (RJ) por 31 a 5, fora de casa, e agora lidera o grupo de forma isolada, com 9 pontos ganhos. Varginha (MG) e Jacareí (SP) fizeram partida bastante equilibrada, decidida no último lance em favor da equipe mineira, que venceu por 32 a 31. Já pelo grupo B, domínio gaúcho. Brummers (RS) e Serra (RS) derrotaram BC Rugby e Maringá, por 38 a 3 e 53 a 19,  espectivamente, e estão empatados em primeiro lugar, com 10 pontos. O também gaúcho Charrua venceu o Londrina Pé Vermelho (PR) por 30 a 3 e agora está em terceiro, com 7 pontos.

Sobre Deodoro
O Complexo Esportivo de Deodoro – formado pelo Centro Nacional de Tiro Esportivo Tenente Guilherme Paraense, o Centro Nacional de Hipismo General Eloy Menezes, o Centro de Pentatlo Moderno Coronel Eric Tinoco Marques, o Centro de Hóquei sobre Grama Sargento João Carlos de Oliveira e o Ginásio de Judô Geraldo Bernardes – foi construído pelo governo federal (Ministérios do Esporte e da Defesa) para os Jogos Pan-Americanos e os Jogos Parapan-Americanos de 2007. Em parceria com a Vale, o complexo vai ganhar em breve um centro de atletismo nível 1 da IAAF (Federação Internacional de Atletismo).

Até junho de 2014, as instalações sediaram 300 eventos esportivos de diversos tipos, entre mundiais, pan-americanos, sul-americanos, seletivas olímpicas e pan-americanas, disputas nacionais, estaduais e locais e inúmeras provas juvenis, incluindo os Jogos Escolares, além de treinamentos de atletas e seleções do Brasil e de outros países. O complexo foi ainda uma das principais sedes dos 5º Jogos Mundiais Militares (JMM), em julho de 2011. Nos sete anos de uso intensivo, uma média de 43 eventos/ano – um por semana. No local também são oferecidas escolinhas para estudantes da região, com programação viabilizada por meio de articulação entre o governo federal e as confederações das modalidades que o complexo abriga.

Nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, a região de Deodoro, na zona Oeste, receberá a disputa de sete modalidades olímpicas e três paraolímpicas. A Arena de Rúbgi, que será erguida no local, deverá receber os torneios masculino e feminino da modalidade, e ainda as provas de pentatlo moderno.

Fonte: CBRu
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no 
(Foto: Bia Alves/MPix)
Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla