Ministério do Esporte Exposição com 300 peças históricas dos Jogos Olímpicos chega à Brasília
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Exposição com 300 peças históricas dos Jogos Olímpicos chega à Brasília

Foto: Paulo MarruchoFoto: Paulo MarruchoApós passar com sucesso por São Paulo e Rio de Janeiro em 2013, a exposição Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte, organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), chega a Brasília. A capital federal recebe a mostra entre os dias 2 de abril e 11 de maio, no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República.

Na exposição, o público poderá observar de perto cerca de 300 peças que marcaram e representam a trajetória dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, contando a história dos Jogos desde a Antiguidade. Uma parte do material exposto pertence ao Museu Olímpico de Lausanne, detentor do principal arquivo do mundo sobre o tema, e outra pertence ao COB. Há também peças pertencentes às Confederações Brasileiras Olímpicas e aos próprios atletas. O projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura, Coca-Cola e Bradesco Seguros.

A exposição mostrará ao público os valores dos Jogos Olímpicos e servirá como aquecimento para os Jogos Olímpicos do Rio 2016. “Como sede da próxima edição, temos a responsabilidade de contribuir para o processo de educação olímpica do povo brasileiro, que vai muito além de conhecer as regras das 28 modalidades que compõem o programa do maior evento esportivo do mundo”, destaca o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman. “Levar a exposição para Brasília é uma forma de homenagear a população da Capital Federal e sua destacada identificação com o esporte”, afirmou Nuzman.

A diretora cultural do COB, Christiane Paquelet, considera fundamental a passagem do acervo por Brasília.  ‘’A capital brasileira não poderia ficar de fora de nosso cronograma. Não apenas pela sua importância para o país, como também por sua forte relação com a arte. É uma honra levar um pouco da cultura olímpica em forma de exposição para uma cidade que foi projetada e já nasceu nos moldes artísticos. Acredito que os brasilienses abraçarão a mostra, assim como os cariocas e paulistas fizeram”, ressalta.

Para aproximar o público do espírito olímpico, a exposição é dividida em nove módulos: Jogos da Antiguidade, O Sonho de Coubertin, Acendendo a Tocha, Cerimônias, Esportes e Medalhas, Mascotes, Rio 2016, Memorabília e Time Brasil, que conectam história, emoção, conhecimento, educação e cultura.

A mostra terá também 36 peças marcantes da Coca-Cola, mais antiga patrocinadora dos Jogos Olímpicos - desde 1928 - incluídas na seção “Memorabília”. Há itens de colecionador, como o cartaz em que o corredor Jesse Owens se refresca com uma latinha. Owens, que era negro, ganhou quatro medalhas de ouro nos Jogos de Berlim, em 1936, e virou lenda por desmentir na prática a doutrina da supremacia ariana em plena Alemanha nazista.

“Essa associação com o COB faz parte do compromisso da Coca-Cola em promover um estilo de vida ativo, estimulando as pessoas a praticarem atividades físicas. Queremos também ajudar a aumentar a visibilidade e aproximar a população do esporte. Com a nossa memorabília em Brasília os visitantes poderão conhecer mais sobre a história olímpica através dessas peças exclusivas”, afirma Flávio Camelier, vice-presidente da Coca-Cola Brasil para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Além de conhecer de perto tochas, medalhas e mascotes de diversas edições, os visitantes poderão apreciar objetos raros, como a cópia do discurso proferido pelo Barão de Coubertin com a proposta de recriação da competição olímpica, datado de 1892. A sapatilha e a medalha  do brasileiro Adhemar Ferreira da Silva, bicampeão olímpico nos Jogos de Helsinque, em 1952, e Melbourne, em 1956, o uniforme do tenista suíço Roger Federer, utilizado na conquista do ouro de duplas nos Jogos de Pequim, em 2008, são outros exemplos de artefatos históricos que estarão disponíveis para o público.

Para Marco Antonio Rossi, Presidente da Bradesco Seguros, é um orgulho fazer parte da exposição. “Nosso objetivo é contribuir para a promoção do espírito olímpico no país e reafirmar a vontade de estar, desde o primeiro instante, participando ativamente desse marco esportivo, social e econômico”, afirma o executivo.

Durante a visita, o público terá a experiência de empunhar a tocha dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012 – com a Tower Bridge ao fundo –, além de tirar fotos ao lado da famosa mascote Mischa (de Moscou, em 1980) e das marcas Olímpica e Paralímpica Rio 2016. Interações educativas estarão disponíveis em uma sala de cinema, onde também serão exibidos vídeos do acervo do COI.

Serviço:
Exposição Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte

Cerca de 300 peças que marcaram a trajetória dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. Parte do material exposto pertence ao Museu Olímpico de Lausanne, outra ao COB, Confederações Brasileiras Olímpicas e atletas.

Apresentação: Ministério da Cultura, Coca-Cola e Bradesco Seguros
Realização e Organização: Comitê Olímpico Brasileiro (COB)
Local: Museu Nacional do Conjunto Cultural da República
Endereço.: Setor Cultural Sul, lote 2, Esplanada dos Ministérios próximo a Rodoviária do Plano Piloto
Data: de 2 de abril a 11 de maio
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 18h30
Ingressos: entrada gratuita

Fonte: Comitê Olímpico Brasileiro
Confira o Portal Brasil 2016, site do governo federal sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla