Ministério do Esporte Na Mídia: Copa é também uma oportunidade econômica para o país
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Na Mídia: Copa é também uma oportunidade econômica para o país

Editorial do jornal O Globo publicado nesta terça-feira (01.04)

“Copa é também uma oportunidade econômica para o país

Nem tudo está ainda pronto, mas ao menos em termos econômicos o país já está sob o impacto da Copa do Mundo, o evento de maior repercussão internacional do futebol e quiçá do entretenimento em geral. E tal impacto não se resume à conclusão de obras dos estádios ou dos acessos para os locais dos jogos. A indústria de transformação, por exemplo, foi um dos segmentos que mais contribuíram para a geração de empregos formais no mês de fevereiro, época habitualmente fraca em contratações. E esse segmento da indústria não vinha antes de uma trajetória animadora. No entanto, as empresas que não querem ser surpreendidas com estoques baixos diante da estimativa de crescimento de vendas de alguns itens em até 30%., e, por isso, resolveram antecipar a produção.

A Copa do Mundo atrai as atenções não apenas dos torcedores das seleções envolvidas diretamente no campeonato, mas de todos os amantes do futebol. As transmissões dos jogos e a intensa cobertura que a imprensa dedicará às seleções já a partir da fase de aclimatação e treino deixarão o Brasil na vitrine por várias semanas. O número de turistas que se movimentará pelo país no período da Copa se multiplicará por cinco, se comparado à média dos meses de junho de anos anteriores. Grande parte desses turistas não se aterá exclusivamente aos jogos, o que mobilizará toda uma rede de serviços para atender suas demandas.

O Brasil tem poucas de suas marcas conhecidas no exterior e a Copa será uma excelente oportunidade para apresentar e divulgar diversas outras aos nossos visitantes.

A Copa do Mundo será também um teste de organização, que servirá de cartão de visitas para o futuro, se tudo correr bem, como é provável que aconteça. Essa capacidade de organização tem sido posta em dúvida pelos que não acreditam que um país em desenvolvimento possa abrigar um evento internacional que cresce de importância a cada nova realização. O Brasil tem deficiências de infraestrutura e a qualidade dos serviços aqui oferecidos muitas vezes fica a desejar. Mas em muitos outros segmentos o país se esmera. Os visitantes possivelmente se surpreenderão com a oferta e a agilidade dos serviços bancários e financeiros, e em muitos centros de atração turística vão se deparar com pessoal preparado para orientá-los.

Fora ou dentro do campo, o Brasil conseguirá tirar melhor proveito da Copa se todos nós, brasileiros, formos bons anfitriões.

É claro que a Copa não resolverá os problemas que a economia hoje enfrenta e que resultaram recentemente na perda de um degrau no conceito de uma das destacadas agências internacionais de avaliação de risco. Mas é sem dúvida uma oportunidade única de negócios, que não merece ser perdida. Para tal, não precisaremos mostrar virtudes que ainda não temos, nem também amplificar nossos conhecidos defeitos. Basta que sejamos nós mesmos.”
 

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla