Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Complexo de Deodoro recebe prova de Concurso Completo de Equitação

A Escola de Equitação do Exército recebe, a partir desta sexta-feira (23.06) até domingo (25.06), cavaleiros da Argentina, Uruguai e Chile para o Concurso Completo de Equitação 2017 (CCE), no Centro Nacional de Hipismo, no Complexo de Deodoro, sede dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Organizado pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX) e Comissão de Desportos do Exército (CDE), o evento é reconhecido pela Federação Equestre internacional (FEI).

Ao todo, 10 cavaleiros civis e 64 cavaleiros militares vão competir no Concurso Internacional 1* (uma estrela) e 2* (duas estrelas), composto de provas de adestramento, cross country e salto. Entre os destaques da competição estão o coronel Jeferson Sgnaolin Moreira, que competiu nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, e Sidney de Souza, que participou dos Jogos de Atlanta em 1996.

Fotos: brasil2016.gov.brFotos: brasil2016.gov.br

As disputas são pelos títulos de Campeão do Exército de CCE Individual e Equipe e pelo Campeão do Exército de CCE Cavalos Novos, Individual e por Equipe. Entre as equipes participantes estão as do Comando Militar do Planalto – CMP (atual campeã) ; do Comando Militar do Oeste; do Comando Militar do Sudeste – CMSE; do Comando Militar do Leste – CML; do Comando Militar do Sul – CMS; do Departamento de Educação e Cultura do Exército – DECEX; da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro – PMERJ; da Polícia Militar do Estado de São Paulo – PMESP; e da Federação Paulista de Hipismo - FPH.

Nesta sexta-feira de manhã, os animais serão submetidos a exames veterinários na chegada e antes da prova de salto para verificação das condições físicas. As provas de adestramento e salto ocorrem na pista principal com arquibancada coberta. A prova de cross country será realizada na pista de cross no campo e por não possuir assentos, o público fica disperso em vários locais do percurso.

O Concurso Completo de Equitação 2017, em Deodoro, é aberto ao público. É uma ótima oportunidade de se familiarizar com a mais radical das modalidades equestres.

CCE

No Concurso Completo de Equitação (CCE), os participantes precisam pontuar em três provas sucessivas: adestramento, cross country e salto. A classificação final se dá pela somatória dos pontos obtidos pelo conjunto (cavalo/ cavaleiro) em cada etapa. Além de ser o mais completo dos esportes hípicos, é também aquele que demanda maior preparo, tanto físico quanto técnico do cavaleiro e cavalo. Seu atrativo especial fica por conta dos imponentes obstáculos naturais do cross country, construídos de maneira integrada com as características naturais do terreno onde acontece a prova.

O CCE continua sendo um dos esteios da equitação militar no Brasil, mas conta com grande número de praticantes civis, incluindo jovens e amadores. Dentro do Concurso Completo de Equitação existem duas pontuações. O internacional conta pontos para o Ranking da FEI e o nacional pontua para o Ranking da Confederação Brasileira de Hipismo. A cerimônia de premiação será no domingo, após a realização da última etapa do CCE, que são as provas de salto.

CCE - Escola de Equitação do Exército
Data: 23 a 25 de junho
Local: Parque Equestre General Eloy Menezes
Avenida Duque de Caxias, 2660 – Vila Militar , Deodoro – RJ
Mais informações: www.eseqex.ensino.eb.br

Fonte: Graciela Vizzotto - AGLO

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla