Programa Esporte e Lazer da Cidade

 

Desenvolvido por intermédio da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNELIS), o Programa Esporte e Lazer da Cidade proporciona a prática de atividades físicas, culturais e de lazer que envolvem todas as faixas etárias e pessoas com deficiência. O PELC se desenvolve a partir da instalação de núcleos em regiões urbanas, rurais, comunidades e povos tradicionais e indígenas. A iniciativa é custeada a partir de recursos próprios da secretaria, além de prever espaço para parcerias interministeriais e verbas de emendas parlamentares.

Foto: Divulgação

O PELC também estimula a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias, o fomento da pesquisa e a socialização do conhecimento. É a partir da atuação dos agentes sociais e coordenadores do programa que as manifestações esportivas e de lazer são planejadas e desenvolvidas. São exemplos de espaços destinados aos núcleos: praças, quadras, salões paroquiais, ginásios esportivos, campos de futebol e clubes sociais.  

 

Objetivos

» Democratizar o acesso ao lazer e ao esporte recreativo, privilegiando comunidades menos favorecidas

» Estimular a gestão participativa entre atores locais direta e indiretamente envolvidos

» Promover a formação inicial e estimular a formação continuada dos agentes sociais e gestores municipais de lazer e esporte recreativo

» Promover a ressignificação e a qualificação de espaços e equipamentos públicos de lazer e esporte recreativo

 

A quem se destina?

Público-alvo: crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, incluindo pessoas com deficiência.

Quem pode solicitar?

Entes públicos (governos de estado, prefeituras e instituições públicas de ensino superior).

Como pleitear?

Por meio de edital de chamamento público para concorrer ao programa. O recurso também pode ser pleiteado por meio de emenda parlamentar.