O que é?


O projeto de pesquisa "Inteligência Esportiva" (IE) é uma ação conjunta entre o Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento (SNEAR) da Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania. Surgido em 2013, tem objetivo de produzir, aglutinar, sistematizar, analisar e difundir informações sobre o esporte de alto rendimento no Brasil e analisar as políticas públicas para o esporte de alto rendimento.


Big Data


No campo da ciência e tecnologia o IE desenvolveu um banco de dados (big data), estruturado na forma de um grande conjunto de registros sobre o esporte de alto rendimento do Brasil. Sua utilização torna possível cruzar dados e gerar informações de modo rápido e preciso, auxiliando pesquisadores, gestores e profissionais do esporte (técnicos e atletas) sobre a compreensão das suas atividades. Atualmente o banco de dados conta com mais de 60 mil atletas e aproximadamente 7 mil instituições e infraestruturas cadastradas, perfazendo um volume superior a 3 milhões de registros, oferecendo uma visão plena do esporte por meio da emissão de relatórios e mapas em diversos formatos, para que os objetivos científicos e de cidadania (transparência) do Projeto possam alcançar a sociedade.



Tempo real

O desempenho dos atletas brasileiros também é acompanhado em tempo real por pesquisadores do IE, com objetivo de avaliar a participação do Brasil na competição, bem como levantar dados que possam subsidiar o acompanhamento e a implementação de políticas públicas. Dados sobre as delegações que defendem o Brasil em competições como, por exemplo, Jogos Pan e Parapan-Americanos, Jogos Mundiais Militares e na preparação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos são fornecidos aos setores da Secretaria Especial do Esporte.



Publicações

 

No site do Projeto é possível encontrar as publicações e a produção científica dos integrantes do Projeto, a produção acadêmica sobre esporte dos programas de pós-graduação no País, a história de todas as atuais modalidades olímpicas e paraolímpicas. Também podem ser encontrados dados de financiamento de atletas por meio do Programa Bolsa Atleta, do Governo Federal, e materiais produzidos, como a “Cartilha de Governança em Entidades Esportivas”, desenvolvida junto à Secretaria Especial do Esporte.

 

 

Outras frentes


Outros programas da Secretaria Especial do Esporte fazem parte do escopo de pesquisas do IE, como a Rede Nacional de Treinamento, com estudos de financiamento e georreferenciamento das estruturas esportivas, bem como dos atletas que as utilizam. Os Jogos Escolares Brasileiros também são objeto de estudo, com dados que incluem a relação de alunos e escolas participantes, o quantitativo de pódios por escola e estado/região e o funcionamento e desenvolvimento do projeto.