Ministério do Esporte Com Neymar, Prass e Douglas Costa, Micale convoca a seleção olímpica de futebol
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Com Neymar, Prass e Douglas Costa, Micale convoca a seleção olímpica de futebol

O técnico da seleção olímpica de futebol, Rogério Micale, anunciou, nesta quarta-feira (29.06), os 18 convocados para os Jogos Rio 2016. Na lista, é possível incluir três jogadores com mais de 23 anos: Neymar, do Barcelona, Fernando Prass, do Palmeiras, e Douglas Costa, do Bayern de Munique, foram os escolhidos.

Neymar e Douglas Costa foram dois dos jogadores acima de 23 anos escolhidos pelo treinador. (Foto: Getty Images)Neymar e Douglas Costa foram dois dos jogadores acima de 23 anos escolhidos pelo treinador. (Foto: Getty Images)

Micale disse que privilegiou a versatilidade na definição dos nomes, dando exemplo de jogadores como Marquinhos, que pode atuar como zagueiro ou lateral direito. O treinador ainda não trabalhou com Neymar, mas destacou a importância da presença da estrela no grupo, ainda que não deseje concentrar a pressão de resultado em cima do atacante.

“É um jogador com perfil diferenciado, qualidade indiscutível, qualquer treinador de qualquer seleção gostaria de contar com um perfil desses. Mas, dentro da seleção, tentamos agregar outros perfis de liderança, não se pode jogar a carga sobre um atleta só, mesmo com tudo o que ele representa. Minha expectativa é que ele corresponda. Sei do desejo que ele tem de ganhar essa medalha”, disse, acrescentando que terá uma conversa “de homem para homem, de ser humano para ser humano” para construir uma boa relação com o atacante do Barcelona.

Sobre o veterano Fernando Prass, que completa 38 anos em 9 de julho, Micale destacou o perfil agregador, que ele considera fundamental na equipe. O goleiro nunca havia sido convocado para a seleção brasileira. “Tive muitas informações do seu dia a dia, do que ele representa para o grupo (do Palmeiras). Ele vem se destacando no futebol brasileiro e demonstrou em momentos como penalidades ser apto a realizar isso. Ele agrega todos os fatores técnicos mais o perfil agregador que buscamos. Queremos isso: jogadores com qualidade técnica, mas que saibam da importância de estar vestindo a camisa da seleção brasileira”, afirmou o treinador.

Rogério Micale, que vai comandar o time nas Olimpíadas, anunciou os 18 convocados na sede da CBF, no Rio. (Foto: Lucas Figueiredo/MoWA Press)Rogério Micale, que vai comandar o time nas Olimpíadas, anunciou os 18 convocados na sede da CBF, no Rio. (Foto: Lucas Figueiredo/MoWA Press)

Oportunidade da vida
Rogério Micale está na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) há pouco mais de um ano. Em 2015, ele comandou a equipe sub 20 no vice-campeonato mundial, na Nova Zelândia, e esteve à frente da seleção nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, quando o Brasil ficou em terceiro lugar. A principal experiência do treinador fora da CBF é com a base de times como o Atlético-MG e o Figueirense. Com o último, conquistou a Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2008. Para Micale, esta é a grande oportunidade da carreira até o momento.

“Estaria mentindo se disser que não sinto o frio na barriga. Estou tendo uma grande oportunidade, a maior da minha vida até aqui. Mas o que nos traz segurança é a preparação até chegar a esse momento”, disse. “Estudei, me formei, me dediquei. Sou um brasileiro como qualquer outro, vim de família humilde. Sou ex-atleta de clubes pequenos, não tive sucesso. Estudei buscando meu sonho de ser treinador, fui galgando passo a passo até ter uma oportunidade como essa”, contou.

O técnico da seleção principal será importante no trabalho rumo ao ouro olímpico, afirmou Rogério Micale. “Fico satisfeito de poder contar com a presença do Tite. Quero ouvir conselhos, quero que ele esteja junto, porque vamos fazer um trabalho sequencial, que quero que se reflita na seleção principal”.

Confira a lista:



Lista final e cronograma
A lista final confirmando os 18 convocados, assim como os quatro suplentes, tem que ser entregue à Fifa em 14 de julho. Coordenador de base da CBF, Erasmo Damiani disse estar confiante de que não haverá problemas com os clubes para manter os nomes divulgados nesta quarta.

“Fizemos contatos com os clubes, conversamos com os atletas, e com essas conversas nós definimos a relação dos 18. Temos até o dia 14 para a relação final, mas as conversas me deixam bem convicto de que todos estarão presentes”, explicou.

A seleção se apresenta na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), em 18 de julho, para iniciar a preparação. No dia 30, a equipe enfrenta o Japão sub 23 em amistoso no Estádio Serrada Dourada, em Goiânia.

Damiani informou que os quatro reservas não vão participar dos treinos na Granja Comary. “O Comitê Olímpico Internacional estabelece 18 jogadores. Só há troca se houver contusão comprovada. Então não vemos a necessidade de tirar esse quatro dos seus clubes e levá-los para a Granja”, disse.

O atacante Gabriel Jesus, um dos destaques do Palmeiras, foi convocado pelo técnico Rogério Micale. (Foto: Getty Images)O atacante Gabriel Jesus, um dos destaques do Palmeiras, foi convocado pelo técnico Rogério Micale. (Foto: Getty Images)

O Brasil fará sua estreia na Olimpíada diante da África do Sul, às 16h do dia 4 de agosto, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. A seleção permanece na capital federal para enfrentar o Iraque às 22h de 7 de agosto. A terceira e última partida da primeira fase será contra a Dinamarca, na Fonte Nova, em Salvador, em 10 de agosto, também às 22h.

No masculino, as 16 equipes foram divididas em quatro chaves com quatro países cada. Serão 24 partidas na primeira fase. Os dois melhores de cada grupo avançam para as quartas de final. A partir daí os jogos serão eliminatórios. A final será disputada às 17h30 do dia 20 de agosto, no Maracanã.

O Brasil participou do torneio olímpico de futebol masculino 12 vezes: ganhou a prata em três oportunidades (1984, 1988 e 2012) e o bronze em duas ocasiões (1996 e 2008). O ouro em 2016 seria uma conquista inédita.

Carol Delmazo, brasil2016.gov.br
Ascom - Ministério do Esporte

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla