Ministério do Esporte Cursos de graduação e mestrado em Gestão do Esporte são apresentados na Universidade Federal Fluminense
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Cursos de graduação e mestrado em Gestão do Esporte são apresentados na Universidade Federal Fluminense

Foto: Roberto Castro/ MEFoto: Roberto Castro/ ME
 
Os profissionais que quiserem se dedicar à carreira de gestores esportivos e de treinadores passarão a contar, a partir do primeiro semestre de 2017, com cursos de formação específicos para a área. A novidade foi apresentada nesta segunda-feira (09.05), na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói (RJ), pelos ministros do Esporte, Ricardo Leyser, da secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva, pelo vice-reitor da UFF, Antônio Cláudio da Nóbrega, e pelo professor João Bouzas Marins.
 
O Governo Federal, em parceria com entidades da sociedade civil e profissionais da área esportiva, oferecerá na UFF os cursos de graduação e de mestrado profissional (stricto sensu) em Gestão do Esporte. Na pós-graduação ainda haverá uma linha de pesquisa voltada para a capacitação de treinadores esportivos. “Quanto mais ações transversais, envolvendo diversas áreas de governo, tivermos, mais conseguiremos realizar. O esporte tem que estar junto com a educação”, disse Leyser. “Hoje, mostramos mais uma vez a importância que o Governo Federal dá às universidades, revelando que elas são grandes beneficiárias do legado olímpico”, completou o ministro, que citou outros investimentos feitos nas instituições de ensino, como o Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem, pistas de atletismo e outras estruturas esportivas
 
Os cursos foram estruturados por uma comissão, que iniciou os trabalhos no fim do ano passado, e contou com a contribuição de profissionais como o próprio João Bouzas Marins, professor de educação física da Universidade Federal de Viçosa (MG); João Medina, gestor de futebol; Juca Kfouri e Paulo Calçade, jornalistas; Álvaro Melo, especialista em direito esportivo; Jesualdo Pereira Farias, secretário de ensino superior do Ministério da Educação; além dos ministros Edinho Silva e Ricardo Leyser.
 
“Na comissão pensamos aquilo que efetivamente vai criar as condições de mudança estrutural do esporte brasileiro: um curso em universidade pública, para que a gente possa mudar a cultura, não só da gestão, mas a nossa capacidade de formulação técnica. Conversei com diversos especialistas e este curso de treinador de futebol stricto sensu é o primeiro do mundo. Nenhum país teve essa ousadia. Esta é a resposta para aquele 7x1 que nenhum brasileiro engoliu”, afirmou o ministro de Comunicação Social, fazendo referência à derrota do Brasil para a Alemanha na Copa de 2014. 
 
Professor Bouzas explica o trabalho da comissão e os próximos passos para implantação do curso. (Foto: Roberto Castro/ ME)Professor Bouzas explica o trabalho da comissão e os próximos passos para implantação do curso. (Foto: Roberto Castro/ ME)
 
A comissão analisou as deficiências e necessidades educacionais do país na área de gestão esportiva. A pequena oferta de cursos e a alta demanda por especializações no tema foram alguns pontos que motivaram a elaboração do programa geral da graduação e do mestrado. Para o professor Bouzas, a iniciativa vai sanar um dos grandes problemas do esporte brasileiro. “Teremos um grupo de pessoas com base em áreas como administração, economia, comunicação, educação física, engenharia, psicologia que vai ajudar a resolver um dos nossos maiores problemas que é a questão gerencial. Este é um processo de longo prazo e que terá desdobramentos nos próximos anos, onde teremos gestores que poderão atuar em diversos níveis da administração pública, ongs, clubes de diversas dimensões, federações e confederações”, projetou.
 
O objetivo será formar profissionais que possam atuar em todas as esferas do ambiente do esporte, aumentando a eficiência de todo sistema. Por isso, a formação será multidisciplinar, com capacitação em economia, mercado, finanças, gerenciamento de instalações esportivas, marketing, direito, processos envolvidos na cadeia de formação de atletas, organização e execução de eventos esportivos de diferentes magnitudes, administração, contabilidade e pesquisa operacional e aplicações de práticas modernas de gerenciamento e controle do esporte.
 
“Nós temos hoje uma inclusão muito grande de pessoas que antes não tinham acesso à universidade pública, gratuita e de qualidade. Temos trabalhado de maneira dedicada em participar desse processo de transformação nacional. Neste sentido, ficamos satisfeitos com o convite de abrigar o curso de Gestão do Esporte, porque para nós, são as iniciativas inovadoras que transformam a realidade”, exaltou Antônio Cláudio. A expectativa é que partir da experiência na UFF outras universidades se interessem em ofertar a mesma formação. 
 
Foto: Roberto Castro/ MEFoto: Roberto Castro/ ME
 
Detalhamento
Nos próximos meses, o professor João Carlos Bouzas vai iniciar os trabalhos de coordenação dos profissionais responsáveis por elaborar os tópicos específicos, as ementas das disciplinas e definir o perfil dos 20 professores que serão contratados para ministrar as aulas (5 de administração; 2 de direito; 1 de arquitetura; 2 de economia; 2 de comunicação; 5 de educação física, 1 de engenharia e 2 gestores).
 
Além disso, professores estrangeiros serão convidados para apresentar alguns módulos específicos. A elaboração do projeto contou com a parceria e a experiência de entidades como a FIFA (Federação Internacional de Futebol), Uefa (Associação de Futebol da União Europeia), Comitê Olímpico Internacional (COI) e universidades da Austrália, Alemanha, Canadá, China, Cuba, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Portugal e Rússia. A UFF criará uma estrutura própria (departamento, instituto, ou, faculdade) para abrigar os cursos.   
 
Graduação 
O curso de graduação terá duração de quatro anos e meio, sendo um ano e meio de disciplinas básicas de gestão, dois anos de matérias específicas de esporte e futebol e um ano de estágio supervisionado. O objetivo é atender de 30 a 40 estudantes, que ingressarão por meio do Enem. A carga horária prevista para a formação é de 3480 horas, sendo 111 disciplinas ofertadas no total (27 básicas; 68 específicas e 16 gerais).  
 
Mestrado 
Serão disponibilizadas no mínimo 40 vagas para o mestrado profissional (stricto sensu), que terá três linhas de pesquisa: Estratégia e governança no futebol; Estratégia e governança em esporte e; Estratégia de ação do gestor técnico no futebol. Além disso, haverá um módulo internacional com quatro tópicos especiais (Casos de sucesso na governança do futebol; Casos de sucesso na governança em esportes; O futebol como plano de negócio mundial e; Casos de sucesso do coaching no futebol). A duração estimada para a formação completa no mestrado é de um ano e meio, com um total de 24 disciplinas a serem cursadas pelo aluno.
 
Governança
O lançamento do Curso de Gestão no Esporte ocorreu junto à apresentação dos membros da Autoridade Pública de Governança do Futebol (APFut), responsável pela fiscalização do cumprimento das contrapartidas dos clubes que aderiram ao Profut (Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro). As medidas integram um conjunto de ações do Governo Federal, que nos últimos anos, tem buscado melhorar a governança no desporto nacional.
 
Gabriel Fialho, do Rio de Janeiro

Ascom - Ministério do Esporte

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla