Ministério do Esporte Última rodada da primeira fase define as oito equipes classificadas no Brasileiro de Futebol Feminino
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Última rodada da primeira fase define as oito equipes classificadas no Brasileiro de Futebol Feminino

A primeira fase do Campeonato Brasileiro Feminino chegou ao fim nesta quarta-feira (17.02) após 40 partidas e 130 gols. Ao todo, 71 atletas balançaram as redes no torneio até agora. Foram cinco rodadas disputadas em cada um dos quatro grupos, para definir as oito equipes classificadas para a etapa seguinte. Seis times ainda estão invictos, sendo que o Foz Cataratas (PR) conquistou 100% de aproveitamento.  

Os oito clubes classificados para a segunda fase participam do draft na próxima terça-feira (23.02), na sede da CBF, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. No sorteio, as atletas da seleção brasileira permanente serão distribuídas entre as equipes.

Foto: CBFFoto: CBF

Classificação

Pelo Grupo 1, Ferroviária (SP) com dez pontos (três vitórias e um empate) e Iranduba (AM) com oito (duas vitórias e dois empates), avançaram. As amazonenses, inclusive, surpreenderam e eliminaram o Santos (SP). Na última rodada, as “Sereias da Vila” poderiam ter se classificado com uma vitória sobre a Ferroviária, mas acabaram derrotadas por 2x1 para as atuais campeãs da América.

Pela chave 2, o Corinthians (SP) terminou na ponta com dez pontos (três vitórias e um empate), seguido pelo atual campeão, Rio Preto (SP), com sete. Adeco (SP) semifinalista em 2015, ficou fora.

O Foz Cataratas, com campanha impecável, quatro vitórias em quatro jogos, e o São José, nove pontos, conquistaram as duas vagas. As “Águias do Vale” poderiam ficar de fora da segunda fase, caso perdessem para o Caucaia (CE) na última partida, mas as joseenses não deram chances para as adversárias e fizeram 6x2.

Duas equipes avançaram de forma invicta no Grupo 4: Flamengo (RJ), dez pontos, e São Francisco (BA), oito pontos. A equipe baiana terminou a primeira fase com a defesa menos vazada da competição, sem sofrer nenhum gol.

» Confira a classificação completa

Foto: CBFFoto: CBF

Números

A última rodada da fase inicial foi a mais recheada: 40 gols foram marcados. Na história da competição, essa foi a segunda com maior número de gols, atrás apenas da terceira rodada da primeira fase de 2015, com 44. A média do torneio está em 22,5 gols por rodada.

2013 - 154 bolas na rede, média de 30,8 gols por rodada, e 3,85 por partida
2014 - 150 bolas na rede, média de 30 gols por rodada e 3,75 por partida
2015 - 161 bolas na rede, média de 32,2 gols por rodada e 4,02 por partida
2016 - 130 bolas na rede, média de 26 gols por rodada e 3,25 por partida

Ataque

O São José se destacou duplamente no ataque durante a primeira fase: foi o clube que mais fez gols e que teve o maior número de jogadoras diferentes marcando. Dos 17 tentos da equipe joseense, oito foram pela dupla de ataque, Glaucia e Ludmila, camisas 9 e 11, com quatro finalizações positivas cada.

Ataques mais positivos: São José (17 gols); Corinthians e Foz Cataratas (11 gols).

Artilharia: 5 gols (Pamela - Flamengo) e 4 gols (Byanca Brasil - Corinthians, Glaucia e Ludmila - São José, Millene - Rio Preto, e Luana - Foz Cataratas).

Defesa

Mais vazada: Vitória-BA (19 gols).

Menos vazada: São Francisco-BA (nenhum gol sofrido).

 

Ascom Ministério do Esporte, com informações da CBF

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla