Ministério do Esporte Ministério anuncia foco no combate ao racismo no esporte e cadastro de torcidas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministério anuncia foco no combate ao racismo no esporte e cadastro de torcidas

Foto: Rafael Brais/ MEFoto: Rafael Brais/ MEOs gritos e bandeiras das torcidas organizadas deram lugar nesta sexta-feira (11.12), em São Paulo, aos debates sobre prevenção à violência e ao racismo no futebol. O 4º Seminário Nacional de Torcidas Organizadas, promovido pelo Ministério do Esporte, reúne até sábado (12.12) cerca de 120 representantes de quase todos os estados brasileiros.

Dentre as novidades anunciadas no encontro, estão o estudo para viabilizar um sistema nacional de cadastramento de torcidas, a possibilidade de convênio com o Procon e a renovação das ações do movimento Grito de Paz, que terá como tema principal o combate ao racismo no esporte.

O evento contou com a presença do secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Rogério Hamam; do secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude de São Paulo, Jean Madeira; do secretário-geral do Ministério Público de Pernambuco, Aguinaldo Fenelon de Barros; do presidente da Associação Nacional das Torcidas Organizadas (Anatorg), André Azevedo; e de autoridade de vários segmentos do esporte.

Durante o seminário, o Ministério do Esporte e a Anatorg assinaram a renovação do Manifesto pela Paz, que engloba ações de mobilização e conscientização nos ambientes esportivos. Para 2016, o racismo será o mote das mobilizações.

O secretário Rogério Hamam destacou a relevância do seminário como forma de qualificar o futebol. "Já é a 4ª edição e avançamos bastaste. Tivemos a definição de ações e diretrizes para 2016, como a continuidade do Grito de Paz com o reforço do combate ao racismo no futebol", disse.

Direitos do consumidor

Uma das iniciativas propostas foi a de viabilizar um convênio com o Procon de São Paulo, que servirá como piloto para os outros estados. A parceria, que se dará com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça, tem o objetivo de estabelecer uma cooperação técnica para proteção e defesa dos consumidores/torcedores, com fiscalização dos órgãos de defesa convencionais.

A viabilização de convênio com o Procon será, segundo Hamam, instrumento para qualificar os serviços nos estádios. "Estamos em fase de elaboração da parceira para que o torcedor seja tratado como consumidor, tenha mais conforto e, desta forma, possamos valorizar cada vez mais o espetáculo do futebol", explicou.



Cadastro

Outro tema abordado no encontro foi a implementação de um sistema nacional de cadastramento de torcedores. O projeto, que já existe em outros moldes, será revisado com as novas tecnologias existentes. "Esse sistema já foi uma iniciativa do Ministério do Esporte e está em fase de revisão. Estudamos algo nos moldes do que é realizado pela Federação Paulista de Futebol. Queremos um cadastro positivo, não para punir a torcida, mas para punir o indivíduo. Assim, os torcedores poderão realizar seu papel nos estádios", completou Hamam.

Para o secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude de São Paulo, Jean Madeira, o seminário proporciona espaço para que as torcidas se unam por um único objetivo, o combate à violência. "Nós queremos sair de casa com a família e ir aos estádios ver o espetáculo, a magia do futebol. Tudo o que for debatido aqui será importante para o avanço do futebol", afirmou Madeira, que também apoiou o esforço para combater o racismo no esporte. "Os gomos pretos e brancos se juntam para formar a bola, o instrumento do maior espetáculo do planeta”.

Anatorg

De acordo com André Azevedo, presidente da Associação Nacional das Torcidas Organizadas (Anatorg), que completou um ano neste mês, o Seminário de Torcidas hoje presta um serviço ainda maior do que era a sua proposta inicial. "Nosso país é muito grande e, por mais que tenhamos internet, com o seminário temos a oportunidade de conversar olhando no olho, ter um diálogo mais aberto entre as torcidas", disse. "Têm casos de torcidas rivais que começaram conversas em seminário. Isso quebra paradigmas e influência no futuro das torcidas", afirmou.

Sobre o primeiro ano da Associação, Azevedo destacou o bom trabalho da entidade, que contou com muito diálogo e muita mobilização. Porém, segundo ele, ainda existe uma resistência por parte da mídia. "Fizemos muita coisa, mas as pessoas não ficam sabendo. Na televisão aparecem apenas os problemas. Vamos buscar mais espaço para mostrar as benfeitorias que fazemos", argumentou.

O Seminário Nacional de Torcidas Organizadas se encerra neste sábado, no hotel Blue Tree Congonhas, com debates sobre direitos e deveres dos torcedores, a relação das torcidas com clubes, federações e segurança pública.

Rafael Brais, de São Paulo

Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla