Ministério do Esporte Entrevista: Técnico da seleção feminina de futsal define 1º Campeonato Brasileiro como "um marco"
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Entrevista: Técnico da seleção feminina de futsal define 1º Campeonato Brasileiro como "um marco"

Foto: Seduce/ GOFoto: Seduce/ GO

O I Campeonato Brasileiro Feminino de Futsal, que está sendo disputado em Goiânia, é um “marco” para a modalidade, na opinião do treinador da seleção brasileira, Wilson Saboia. Ele também comanda o Unifor, do Ceará, uma das 27 equipes que iniciaram o torneio nacional e que tem decisão marcada para esta quinta-feira (12.11).

“É um marco uma competição como essa, com os 27 estados e reunindo 450 atletas. É um ganho muito interessante, não só de competitividade, mas de expectativa de vida. As meninas querem muito competir e faltava o incentivo, que agora estamos tendo”, disse em entrevista ao Ministério do Esporte.

Para o técnico a importância da competição também passa pelo fortalecimento dos campeonatos locais, já que no Brasileiro há um representante por Unidade da Federação, preenchimento do calendário esportivo e incentivo à profissionalização dos clubes.

Na abertura do Brasileiro, Wilson Saboia divulgou os nomes que irão defender a seleção no Mundial da Guatemala, no fim do mês. Esta foi a primeira convocação do Brasil no ano. “A gente passou o ano todo sem ter convocação da seleção brasileira feminina. Da mesma forma que a gente vai ter somente sete dias de trabalho, as outras seleções, principalmente, Espanha e Portugal, estão treinando desde setembro”, aponta.

Apesar das dificuldades, ele acredita que o país tem condições de conquistar o hexacampeonato, mesmo com a tradição de equipes como Espanha, Portugal e Rússia, e o crescimento de outras, como o Irã.

» Confira a entrevista completa abaixo:

Foto: Unifor/CEFoto: Unifor/CE

Importância do I Campeonato Brasileiros Feminino de Futsal

Parabenizo o Ministério do Esporte, a Michael Jackson (coordenadora de futebol do Ministério), o governo de Goiás por esse passo importante para o futsal feminino brasileiro. É um marco uma competição como essa, com os 27 estados e reunindo 450 atletas. É um ganho muito interessante, não só de competitividade, mas de expectativa de vida. As meninas querem muito competir e faltava o incentivo, que agora estamos tendo. É o primeiro e tomara que permaneça por muito tempo.

Profissionalização

Normalmente, os clubes são ligados às universidades. Dessa forma, caminhamos em dois aspectos, porque elas têm o financeiro - a bolsa -, e os estudos, que permitirão que elas tenham uma profissão para seguir depois que pararem de jogar. A maioria das atletas do Brasil usa o futsal como segunda profissão, porque o futsal tem poucas competições, cinco, seis por ano, contando os estaduais. Algumas duram uma semana, então, elas precisam sobreviver. Mas, também temos equipes profissionais, as duas de Santa Catarina (Chapecó e Brusque) e as de São Paulo. Há meninas que estudam pela manhã, trabalham pela tarde e treinam à noite. Mais de 90% delas fazem dessa forma. E hoje em dia temos algumas atletas no exterior, principalmente na Itália e na Espanha.

Favoritos no Brasileiro

A gente vê que hoje São Paulo e Santa Catarina investem mais no futsal feminino. São dois estados com uma proposta maior, mas tem gente correndo por fora: Ceará, Paraná, Bahia, Rio de Janeiro, têm boas equipes para fazer frente aos favoritos.

Foto: Seduce/GOFoto: Seduce/GO

Expectativa para o Mundial

A gente passou o ano todo sem ter convocação da seleção brasileira feminina. Da mesma forma que a gente vai ter somente sete dias de trabalho, as outras seleções, principalmente, Espanha e Portugal, estão treinando desde setembro. Nós temos valores individuais excelentes, mas até formar uma equipe, é complicado. É difícil, iremos enfrentar equipes com nível técnico e com conjunto muito bons, mas vamos fazer o possível confiando na capacidade das nossas atletas e do nosso trabalho.

Critérios de convocação

A gente observou vários jogos pela internet, dos campeonatos espanhol, português, italiano, e tivemos a oportunidade de acompanhar alguns jogos dos estaduais, como os de São Paulo e Goiás. Também assisti a alguns vídeos antigos da seleção brasileira, da qual fui auxiliar técnico no ano passado. Então, fazendo toda essa avaliação, chegamos a essa convocação, entendendo que temos que usar alguns critérios, porque no Brasil, hoje, temos de 30 a 35 atletas que poderiam defender a seleção.

Para chegar aos 14 nomes usamos critérios como padrão de jogo, a forma que a gente joga, quais atletas se encaixam melhor naquilo que eu entendo do futsal, o momento da atleta, nos quesitos físicos, técnicos e táticos, e a experiência das jogadoras em competições de nível nacional e mundial.

Conjunto

Como a gente terá pouco tempo para treinar e essa foi a primeira convocação do ano, busquei não só a questão da individualidade, mas a do conjunto de duas equipes (Chapecó e Brusque) que estão com uma hegemonia grande no país há cinco, seis anos. A gente buscou isso para minimizar os problemas coletivos que teremos nos treinos e jogos do Mundial.

Favoritos no Mundial

Este ano está mais complicado. O Irã está na nossa chave e tem uma qualidade boa. Elas estão crescendo muito. Portugal, que também está no nosso grupo e que foi à final do ano passado, quando ganhamos faltando 47 segundos, vem treinando desde setembro.

Na outra chave tem o time da casa (Guatemala) que sempre gera uma expectativa grande para o país, a Espanha, que tem um futsal maravilhoso, com muita tática, tem a Rússia, que não foi muito bem ano passado, mas sabemos que vem com novas perspectivas.

São duas chaves, com quatro equipes, se classificam duas por grupo para a semifinal. Então vamos brigar.

Wilson Saboia divulga lista de 14 jogadoras convocadas para o Mundial durante abertura do BrasileiroWilson Saboia divulga lista de 14 jogadoras convocadas para o Mundial durante abertura do Brasileiro

» Grupos da Copa do Mundo

Grupo A: Brasil, Portugal, Irã, Costa Rica.
Grupo B: Guatemala, Espanha, Rússia, Japão.

» Convocadas para a Copa do Mundo

Goleiras

Giga (Female/Chapecó-SC)
Bianca (Cianorte-PR)
Missi Papst (Unifor-CE)

Fixas

Tatiane (Female/Chapecó-SC)
Diana Santos (Barateiro/Brusque-SC)
Valéria Schmidt (Female/Chapecó-SC)

Alas

Tampa (Female/Chapecó-SC)
Vanessa Pereira (Sinnai-ITA)
Jessika Manieri (Barateiro/Brusque-SC)
Amanda Lyssa (Barateiro/Brusque-SC)
Luísa Mayara (Barateiro/Brusque-SC) 

Pivôs

Luciléia (Lazio-ITA)
Caroline da Silva (Barateiro/ Brusque-SC)
Juliana Delgado (Atlético de Madri-ESP)

Brasil conquistou todas as cinco edições do MundialBrasil conquistou todas as cinco edições do Mundial

» História da Copa do Mundo Feminina de Futsal

Ano

SEDE

Campeão

Vice

Terceiro

Quarto

Participantes

2010

Espanha

Brasil 5x1

Portugal

ESP e RUS

 

8

2011

Brasil

Brasil 4x3 PR

Espanha

Portugal

Rússia

8

2012

Portugal

Brasil 3x0

Portugal

Espanha

Rússia

10

2013

Espanha

Brasil 2x1

Espanha

Rússia

Portugal

9

2014

Costa Rica

Brasil 4x3

Portugal

Espanha

Costa Rica

7

 

Leia Também

» Abertura do I Campeonato Brasileiro Feminino de Futsal tem convocação da seleção para Mundial
» Campeonato Brasileiro Feminino de Futsal alimenta sonho de profissionalização das atletas

 

Gabriel Fialho, de Goiânia
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla