Ministério do Esporte Toronto 2015: Cristiane dá show, faz cinco gols e Brasil goleia o Equador por 7 x 1 no futebol feminino
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Toronto 2015: Cristiane dá show, faz cinco gols e Brasil goleia o Equador por 7 x 1 no futebol feminino

 
Depois de vencer a Costa Rica por 3 x 1 na estreia dos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015, a seleção brasileira feminina de futebol voltou a vencer na noite desta quarta-feira (15.07). Apesar de levar um susto no começo e sair atrás no placar, a equipe se recuperou na partida e goleou o Equador por 7 x 1, com cinco gols da atacante Cristiane.
 
Com a vitória, o Brasil assume a liderança do Grupo B, embora o Canadá, que também venceu na primeira rodada, ainda vá enfrentar a Costa Rica nesta quarta. Caso as canadenses vençam, chegarão aos mesmos seis pontos do Brasil. No domingo (18.07), as duas seleções se enfrentam, provavelmente valendo a liderança da chave.
 
Foto: Rafael Ribeiro/ CBFFoto: Rafael Ribeiro/ CBF
 
Diante das equatorianas, as brasileiras foram surpreendidas logo aos cinco minutos de jogo. Após falha da defesa, Denise Pesantes tocou na saída da goleira Luciana e abriu o placar. O Brasil sentiu o gol e a seleção do Equador controlou a vantagem por alguns minutos. Aos 17, no entanto, a zagueira Monica Hickmann aproveitou um lance confuso dentro da área, em que Formiga dividiu com a goleira equatoriana, e empatou a partida.
 
Depois do empate, as brasileiras passaram a manter a posse de bola e a pressionar as adversárias com mais frequência. Aos 44 minutos do primeiro tempo, veio a virada e o começo do show da atacante Cristiane. De cabeça, ela virou a partida e deu a vantagem à seleção antes do intervalo.
 
No segundo tempo, só deu Cristiane. A camisa 11 da seleção brasileira anotou mais quatro vezes, sendo três de cabeça e uma com o pé esquerdo, sempre aproveitando os precisos cruzamentos de suas companheiras. No fim, aos 39 minutos, Maurine, que havia saído do banco de reservas, fechou o placar com um chute de fora da área.
 
Foto: Rafael Ribeiro/ CBFFoto: Rafael Ribeiro/ CBF
 
Nos últimos anos, o governo federal estrutura o futebol feminino no Brasil com investimentos que atendem as jogadoras da base ao alto rendimento. As ações vão de distribuição de bolsas diretas para as jogadoras, por meio do programa Bolsa Atleta, passando por projetos aprovados pela Lei de Incentivo ao Esporte e na realização de competições.
 
No apoio direto às jogadoras, o Ministério do Esporte atende 116 atletas do futebol feminino, por meio do programa Bolsa Atleta, com investimento anual de R$ 1,6 milhão: 102 são da categoria nacional e 14 da categoria olímpica. O governo federal possibilitou, também, a realização de três Copas Libertadores da América de Futebol Feminino no Brasil: 2012, 2013 e 2014. Outra conquista para a modalidade nos últimos anos foi a realização, em 2013, do Campeonato Brasileiro - algo que não acontecia desde 2001. O torneio contou com o patrocínio de R$ 10 milhões da Caixa Econômica Federal e com o apoio do Ministério do Esporte. No ano seguinte, o incentivo se repetiu.
 
Além disso, o governo também fortaleceu a formação da base por meio da realização de campeonatos escolares sub-17 e da Copa Brasil Universitário de Futebol Feminino. Já no alto rendimento, o Ministério aprovou, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, projeto para construção do Centro de Excelência de Futebol Feminino em Foz do Iguaçu. A instalação esportiva sediará treinamentos de times e seleções de futebol feminino.
 
Fonte: brasil2016.gov.br
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
 
 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla