Ministério do Esporte Com investimento do governo federal, Brasil disputa Mundial de Futebol Feminino
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Com investimento do governo federal, Brasil disputa Mundial de Futebol Feminino

Foto: GettyImagesFoto: GettyImages

Nos próximos dias, o mundo esportivo se voltará para a maior competição de futebol feminino do planeta. As melhores jogadoras da modalidade entram em campo para disputar a Copa do Mundo no Canadá, entre 6 de junho e 5 julho. Para que o esporte se torne realidade no Brasil, com estrutura e condições de trabalho para as mulheres, o Ministério do Esporte investe e articula com outros entes para apoiar os clubes nacionais.  

No gramado canadense, a equipe verde e amarela será liderada pela atacante Marta - eleita cinco vezes a melhor jogadora do mundo (de 2006 a 2010) - que disputará pela quarta vez o mundial feminino. O elenco é composto por mais 22 jogadoras, das quais a maioria fazem parte da seleção permanente que treina exclusivamente para defender o time principal.  
 
Nos últimos anos, o governo federal estrutura o futebol feminino no Brasil com investimentos que atendem as jogadoras da base ao alto rendimento. As ações vão de distribuição de bolsas diretas para as jogadoras, por meio do programa Bolsa-Atleta, passando por projetos aprovados pela Lei de Incentivo ao Esporte e na realização de competições. O governo federal possibilitou, por exemplo, a realização de três Copas Libertadores da América de Futebol Feminino no Brasil: 2012, 2013 e 2014.

O secretário Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Rogerio Hamam, destaca que o apoio é uma das prioridades do governo federal e o Mundial no Canadá será um termômetro para futuros investimentos. Hamam vai representar o Ministério do Esporte na abertura da competição, em Edmonton, e no primeiro jogo da seleção brasileira, em Montreal, contra a Coreia do Sul.

“Uma das funções do Ministério do Esporte, além dos investimentos na modalidade é, justamente, prestigiar e dar apoio as nossas atletas”, explicou o secretário. Hamam vai acompanhar o desempenho da equipe brasileira e das demais seleções, com o foco no intercâmbio nas melhores práticas das equipes adversárias.  

No apoio direito as jogadoras, o Ministério do Esporte atende 116 atletas do futebol feminino, por meio do programa Bolsa-Atleta, com investimento anual de R$ 1,6 milhão: 102 são da categoria nacional e 14 categoria olímpica. O Bolsa-Atleta é o maior programa de patrocínio individual de atletas no mundo e garante condições para que os esportistas se dediquem ao treinamento e às competições.

“Hoje, o Ministério do Esporte apoia projetos voltados para competições escolares, universitárias, categorias de base, incluindo o Campeonato Brasileiro, que conta com a verba do governo federal por meio da Caixa Econômica Federal”, detalhou o secretário.  

Confira o bate-papo com o secretário Rogerio Hamam:

 


 

Campeonato Brasileiro
Outra conquista para a modalidade nos últimos anos foi a realização, em 2013, do Campeonato Brasileiro - algo que não acontecia desde 2001. O torneio contou com o patrocínio de R$ 10 milhões da Caixa Econômica Federal e o apoio do Ministério do Esporte. No ano seguinte, o incentivo se repetiu.

A meia Formiga é uma das estrelas da equipe nacional (Foto: GettyImages)A meia Formiga é uma das estrelas da equipe nacional (Foto: GettyImages)

Além disso, o governo também fortaleceu a formação da base por meio da realização de campeonatos escolares sub-17 e da Copa Brasil Universitário de Futebol Feminino. Já no alto rendimento, visando o desenvolvimento do esporte e fortalecimento das seleções, o ministério aprovou, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, projeto para construção do Centro de Excelência de Futebol Feminino em Foz do Iguaçu. A instalação esportiva sediará treinamentos de times e seleções de futebol feminino.
 
Com base no desempenho da seleção brasileira, o secretário espera incrementar e oferecer alternativas para que a equipe chegue forte para disputar os Jogos Olímpicos de 2016. “Todos nós temos um pouco de torcedor e o futebol tem essa característica de paixão, seja no masculino ou no feminino. Logicamente, estaremos torcendo para um bom desempenho das brasileiras para que as atletas correspondam a todo o empenho e investimento”, completou Hamam.



Breno Barros
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla