Ministério do Esporte São José goleia o Caracas e conquista o tri da Libertadores
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

São José goleia o Caracas e conquista o tri da Libertadores

O São José conquistou o tricampeonato da Copa Libertadores Feminina neste domingo (16.11) ao golear a equipe venezuelana do Caracas, por 5 x 1. Jogando em casa e contando com o apoio de mais de oito mil torcedores que foram ao estádio Martins Pereira, a equipe brasileira começou em cima das adversárias e abriu 2 x 0 em 15 minutos de partida, com gols de Rosana e Poliana. A partir daí, o confronto ficou mais equilibrado.

No segundo tempo, as venezuelanas entraram mais concentradas e aos 14 minutos descontaram com a atacante Viso. O São José não deixou a partida esfriar e apenas um minuto depois a meia Andressa fez o terceiro. Para consagrar a conquista, Poliana fez seu segundo gol na partida e o quarto da equipe joseense. A atacante Gio marcou o quinto, fechando o placar em 5 x 1.

Foto: Paulino Menezes/ MEFoto: Paulino Menezes/ ME

Com o título, o time do Vale do Paraíba se tornou o maior vencedor das Américas (2011, 2013 e 2014), ultrapassando o Santos, vencedor em 2009 e 2010. O único time estrangeiro a levantar a taça foi o Colo-Colo do Chile, em 2012. O São José garantiu, novamente, o direito de disputar o Mundial Interclubes, agora, em 2015.

O ministro do Esporte entregou o troféu para a capitã do São José, Bruna Benites. Aldo Rebelo destacou o espetáculo em campo e salientou o esforço do Governo Federal para desenvolver o futebol feminino no país. “Estamos apoiando campeonatos como a Libertadores e o Brasileiro e fazendo com que a modalidade volte com as competições escolares. A presidente Dilma é uma grande incentivadora do futebol feminino" disse, citando os torneios universitários e escolares apoiados pelo Ministério.

A sexta edição da Copa Libertadores Feminina, realizada pela segunda vez em São José dos Campos (SP) – a outra foi em 2011-, foi organizada pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) e, assim como em 2012 e 2013, contou com apoio do Ministério do Esporte, que destinou R$ 600 mil para a organização do torneio.

Foto: Paulino Menezes/MEFoto: Paulino Menezes/ME

Terceiro Lugar
Antes da decisão, o Cerro Porteño do Paraguai, que havia sido eliminado pelo São José na semifinal, bateu o Formas Íntimas da Colômbia por 5 x 4 nas cobranças de pênaltis. As duas equipes empataram sem gols no tempo normal, graças ao pênalti desperdiçado pelas colombianas no último minuto da segunda etapa.

Estruturação
O investimento do Governo Federal no futebol feminino faz parte do planejamento de estruturação da modalidade no Brasil. Nesse caminho, uma grande conquista foi a realização do Campeonato Brasileiro em 2013, algo que não acontecia desde 2001. O torneio contou com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e com o apoio do Ministério do Esporte. Em 2014, o incentivo se repetiu e a competição voltou a acontecer.

Outro incentivo é no fortalecimento das categorias de base, com o aporte financeiro para a realização de campeonatos escolares sub-17 e da Copa Brasil Universitário de Futebol Feminino. Por fim, visando o desenvolvimento do esporte e fortalecimento das seleções, o Ministério aprovou, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, projeto para construção do Centro de Excelência de Futebol Feminino em Foz do Iguaçu. A instalação esportiva sediará treinamentos de times e seleções.

Confira a galeria de fotos

 


Cobertura completa:

São José e Caracas decidirão a Copa Libertadores Feminina no domingo. Veja os gols da semifinal
Definidas as semifinais da Copa Libertadores Feminina
São José garante classificação na Libertadores feminina. Primeira fase se encerra nesta segunda
Centro Olímpico goleia na estreia e mantém bom desempenho de brasileiras na Libertadores
Brasileiras do Vitória (PE) estreiam com goleada sobre equatorianas pela Libertadores
Sob os olhares de Vadão, atual campeão São José goleia na estreia da Libertadores
Com apoio do ministério, Libertadores feminina tem início em São José dos Campos (SP)

Rafael Brais, de São José dos Campos (SP)
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla