Ministério do Esporte São José e Caracas decidirão a Copa Libertadores Feminina no domingo. Veja os gols da semifinal
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

São José e Caracas decidirão a Copa Libertadores Feminina no domingo. Veja os gols da semifinal

As duas partidas da semifinal da Copa Libertadores Feminina de 2014 reservaram emoções até o fim para os torcedores que compareceram nesta quinta-feira (13.11) ao estádio Martins Pereira, em São José dos Campos (SP). No primeiro duelo, debaixo de muita chuva, o Caracas saiu na frente, levou a virada do Formas Íntimas da Colômbia e só foi empatar no último minuto de jogo. O resultado de 2 x 2 no tempo normal levou a disputa para os pênaltis. Nas cobranças, melhor para as venezuelanas.
 
»Confira os gols das semifinais
 

A lateral direita do Caracas, Maria Rodríguez, comemorou a chance de disputar pela primeira vez a decisão do torneio. “O nível foi bom, as colombianas tocam bem a bola. Felizmente alcançamos nosso objetivo que era ganhar e passar para a final de uma Copa Libertadores”.

Já a meio campista Paula Botero lamentou o fato de a equipe colombiana ter deixado a classificação escapar no fim. “Foi um jogo que começamos perdendo e não tivemos um bom primeiro tempo, mas no segundo empatamos, viramos e tivemos muitas oportunidades para fazer 3 a 1 e até 4 a 1. Mas, não aproveitamos as chances e no último minuto elas marcaram com uma jogada de bola parada. Nos pênaltis não tivemos a firmeza e a tranquilidade para ganhar. O sentimento é de muita tristeza, ainda mais, porque sentíamos que a vitória era nossa”.

Na sequência, foi a vez do São José entrar em campo para enfrentar o Cerro Porteño. Jogando em casa, as brasileiras dominaram a partida, mas viram as adversárias abrirem o placar. O time paulista aumentou a pressão e conseguiu o empate. A virada veio após a expulsão de uma atleta do time paraguaio. No fim, as tentativas das visitantes não foram suficientes para impedir a vitória por 2 x 1 e a festa da torcida do “Águia”.

Uma das melhores em campo e responsável pelo cruzamento que resultou no gol de empate da equipe da casa, a lateral direita Poliana destacou a tranquilidade da equipe para buscar a vitória, mesmo com o resultado parcial adverso. “A gente sabia que era um jogo difícil e infelizmente tomamos o primeiro gol, mas tivemos a cabeça no lugar, colocamos a bola para rodar e conseguimos virar o jogo”.

O treinador do São José, Adílson dos Santos, elogiou a postura das jogadoras. “Nossa equipe se comportou bem, mesmo saindo atrás no placar. O Cerro Porteño teve uma bola e depois se postou atrás. E para nós, a bola teimava em não entrar, mas fomos felizes e chegamos à final”.

Para o comandante paraguaio, Nelson Basualdo, a partida contra o São José poderia ter sido a final, pelo que as equipes apresentaram ao longo do campeonato. “Viemos para a Copa Libertadores com toda a esperança de poder chegar à decisão. Hoje tivemos uma partida muito dura, enfrentamos uma das melhores equipes do campeonato. Acredito que essa poderia ter sido a final, pelo que as duas equipes apresentaram na primeira fase. Infelizmente perdemos, tivemos uma expulsão, mas o trabalho das meninas me deixa orgulhoso”.

O São José buscará do tricampeonato da Libertadores no domingo (16.11), às 11h, contra o Caracas, que chega pela primeira vez à decisão. No mesmo dia, às 9h, paraguaias e colombianas disputam o terceiro lugar.

Caracas (6) 2 x 2 (5) Formas Íntimas
Cada tempo da partida foi marcado pelo domínio de uma equipe. O que se manteve durante os 90 minutos foi a forte chuva, que dificultou o toque de bola. Na primeira etapa, o Caracas comandou as ações e abriu o placar aos 17 minutos. A jogada começou com uma cobrança de escanteio, a bola cruzou toda a área para chegar aos pés de uma atleta venezuelana, que dominou e levantou para Lisbeth Castro cabecear e encobrir a goleira Sandra Sepúlveda.

Foto: Tião Martins/ PMSJCFoto: Tião Martins/ PMSJCO Caracas perderia uma chance incrível aos 22 minutos. A atacante Oriana Altuve chegou com a bola dominada de frente para o gol, mas Sepúlveda se jogou nos pés da camisa 9 adversária, quando a jogadora tentava uma finta para o lado, e segurou a bola. O domínio das venezuelanas continuou, mas as tentativas de lançamentos em profundidade e os escanteios não resultaram em gol.

Logo aos 9 minutos da etapa complementar, o Formas Íntimas empatou. Geraldine Cardona avançou entre três adversárias, conseguiu manter a bola e sair de frente para a goleira. Com um toquinho por cima ela venceu a adversária e fez 1 x 1. A virada veio três minutos depois, com a lateral Diana Ospina. Ela recebeu livre na direita e na tentativa de cruzamento acertou direto para o gol, encobrindo a arqueira do Caracas.

Com a virada, o time venezuelano não conseguia reagir, enquanto o Formas Íntimas ia perdendo chances de ampliar o placar. Na mais clara delas, Ospina recebeu lançamento, invadiu a área e cruzou rasteiro para a companheira Yisela. A camisa 11 pegou mal na bola e acertou a zagueira adversária, com a goleira já fora do lance.

O castigo veio nos acréscimos. Em cobrança de falta na esquerda, Lisbeth Castro subiu para cabecear livre na área e a goleira colombiana não conseguiu segurar a bola. Empate por 2 a 2 e decisão nos pênaltis.

A goleira colombiana foi a primeira a bater e converter a cobrança. Em seguida, as jogadoras foram anotando os gols, até a quarta penalidade para o Formas Íntimas, quando a goleira Andrea Tovar defendeu. Em seguida, as venezuelanas passaram à frente. O time da Colômbia marcou na quinta cobrança. Oli Padrón tinha a classificação da equipe do Caracas nos pés, mas desperdiçou. Na segunda penalidade da série alternada o Formas Íntimas voltou a errar e desta vez Anabel Guzmán fez para o time da Venezuela, garantindo a vitória.

São José 2 x 1 Cerro Porteño
Com o apoio da torcida, a equipe brasileira dominou as ações durante praticamente os 90 minutos de jogo. No início, as jogadoras levaram perigo com chutes de longe. Depois o jogo ficou mais disputado no meio campo. O lance de maior perigo no primeiro tempo saiu aos 37 minutos. Rosana entrou na área driblando as zagueiras, mas na hora do chute foi desarmada. No rebote, Letícia Santos pegou de primeira, a bola desviou e quase enganou a goleira Gloria Saleb.

Foto: Danilo BorgesFoto: Danilo BorgesNo segundo tempo, Andressa sofreu falta na esquerda. Ela mesma cobrou e a bola bateu na trave esquerda da goleira paraguaia. Mas foi o Cerro Porteño que abriu o placar. Em rápido contra-ataque, aos 17 minutos, a bola foi lançada no meio da zaga do São José e encontrou Peña, que de perna esquerda deu um toque por cima da goleira Andréia. A bola ainda raspou o travessão antes de entrar.

O São José aumentou a pressão, agora em busca do empate, que veio aos 23 minutos. Após bela jogada da lateral Poliana, que fingiu que ia cruzar com a direita, cortou as adversárias e cruzou de esquerda, Formiga cabeceou dentro da pequena área, no alto, para fazer 1 x 1.

Dois minutos depois do gol, a jogadora Romero do Cerro Porteño foi expulsa e o time paraguaio recuou ainda mais.  Aos 34 minutos saiu o gol da virada com Rosana de cabeça. Chú recebeu livre na área, tirou da goleira, mas sem ângulo para chutar cruzou na cabeça da camisa 16, que anotou o segundo tento. O time da casa ainda acertaria mais uma vez a trave da goleira adversária em outra cobrança de falta. No fim, o placar ficou em 2 x 1 para a alegria da torcida do São José.

Reportagem - Gabriel Fialho
Vídeo - Danilo Borges
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla