Ministério do Esporte Com apoio do ministério, Libertadores feminina tem início em São José dos Campos (SP)
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Com apoio do ministério, Libertadores feminina tem início em São José dos Campos (SP)

Foto: Paulino MenezesFoto: Paulino MenezesDuas partidas deram início nesta quarta-feira (05.11), em São José dos Campos (SP), à 6ª edição da Copa Libertadores de Futebol Feminino. Até o dia 16 de novembro, 12 times de 10 países disputarão o torneio, que é organizado pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) com apoio do Ministério do Esporte, que destinou R$ 600 mil para a competição. Na rodada inicial, dois jogos movimentaram o Estádio Martins Pereira: o Boca Juniors (Argentina) encarou o Mundo Futuro (Bolívia) e o São José, o atual campeão, enfrentou o Real Maracana (Peru). A abertura oficial da Copa Libertadores contou com a apresentação cultural do Grupo Piraquara, da Fundação Cassiano Ricardo.

O investimento do governo federal no futebol feminino faz parte do planejamento de estruturação da modalidade no Brasil. De acordo com a coordenadora de Futebol Feminino do Ministério do Esporte, Michael Jackson, o apoio à organização da Libertadores de Futebol Feminino é uma das iniciativas para possibilitar o fomento e o desenvolvimento do esporte no país. “É fundamental para o futebol feminino e para nossas atletas, muitas com 17, 18 anos, que participam de competição internacional e trocam experiência com jogadoras de outros países”, disse.

Michael também falou sobre a chance do Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Para ela, é preciso trabalhar forte para chegar com chances às Olimpíadas. “A medalha não cai do céu. Precisamos fazer o trabalho direito para jogar de igual para igual no Rio.”

Parceria
O presidente da Comissão de Futebol Feminino da Conmebol, Ildo Nejar, destacou a influência da Libertadores para o futebol feminino e ressaltou a parceria do Ministério do Esporte na realização da competição. “A importância é muito grande, pois nós temos a palavra do presidente Blatter (da FIFA), que quer o futebol feminino não só na América do Sul como em todo o mundo”, lembrou. Segundo Nejar, a Libertadores só foi possível graças à intervenção do governo federal. “Quero agradecer ao Ministério, à presidenta da República, ao ministro Aldo Rebelo, ao Toninho Nascimento e ao Michael Jackson. A ajuda do Ministério do Esporte foi preponderante e decisiva para realizar a Libertadores. A parceria é ótima e queremos seguir com ela”, comentou.

Boca Jr x Mundo Futuro
No primeiro confronto da Libertadores 2014, Boca Jrs e Mundo Futuro fizeram um jogo equilibrado, com forte marcação no meio de campo e com chances de gol para ambas as equipes. Os gols, porém, demoraram a sair. Aos 41 minutos, após confusão na área, Yael Oviedo acertou o ângulo da goleira Lizeth Velasco e abriu o placar para as argentinas. Na etapa final, as bolivianas voltaram mais determinadas em buscar do empate. Aos 14 minutos, Luciel Galorza aproveitou rebote da arqueira adversária e, de fora da área, fez um belo gol por cobertura para empatar a partida para o Mundo Futuro. Aos 26, após bela jogada de Camila Ares, a atacante do Boca Andrea Ojeda empurrou para o gol para desempatar. O resultado persistiu até o final e o time de Buenos Aires, que está no Grupo A, mesmo do anfitrião São José, soma três pontos na competição. A rodada dupla será completada com o jogo entre São José e Real Maracana, marcado para às 19h.

Rafael Brais, de São José dos Campos (SP)
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

 

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla