Ministério do Esporte Uniarp/SC vence CEAP/AP no segundo dia da 1ª Copa Brasil de Futebol Feminino Universitário
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Uniarp/SC vence CEAP/AP no segundo dia da 1ª Copa Brasil de Futebol Feminino Universitário

Foto: Ivo LimaFoto: Ivo LimaO segundo dia de disputas da 1ª Copa Brasil de Futebol Feminino Universitário foi marcado por um recorde. Em sua estreia no campeonato, nesta terça-feira (20.05), o time da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp), de Santa Catarina, venceu por 17 a 0 a equipe do Centro de Ensino Superior do Amapá (CEAP), em partida disputada em Brasília. O resultado marcou a maior goleada da competição, que começou na segunda (19.05). A 1ª Copa Brasil de Futebol Feminino Universitário é promovida pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) e conta com investimento do Ministério do Esporte.
 
Apesar do placar de 8 a 0 ao final do primeiro tempo para a o time de Santa Catarina, as jogadoras do Amapá não desanimaram e motivaram umas às outras até o último minuto de jogo. “Não treinamos muito, mas juntamos a equipe para que o Amapá não perdesse a oportunidade de estar dentro da competição. Acho que deu para dar trabalho para alguns times e fazer perceber que, na próxima competição, o Amapá virá com tudo”, disse a jogadora do CEAP Helena Cristina. Ao final da partida, ela também encontrou espaço tietar uma jogadora adversária. “Sou sua fã”, disse a jogadora amapaense ao cumprimentar Carina Fernandes, a Cacau, uma das jogadoras que representou o Uniarp e que atuou ainda pela seleção brasileira feminina de futebol em 2013. “Ela com certeza é uma inspiração para mim. E, claro, o meu grupo, que me incentivou bastante. Mesmo ao final do jogo, estavam me dando força e motivação”, conta a jogadora.
 
Aos 18 anos, a atleta do Amapá concilia os treinos de futebol com dois cursos de graduação e mais um curso técnico. “Estudo pedagogia e matemática e faço um curso técnico em contabilidade. É difícil organizar tudo, principalmente porque os treinos acontecem no horário do almoço. Mas ao final vale a pena”, ressalta a atleta. “Acho que o time se apresentou muito bem”, completa. 
 
Além do uniforme e das chuteiras, o time do Amapá contou com uma atleta acostumada à vestir o quimono. Francinéia Pantoja, que terminou o curso técnico em informática educativa e agora cursa a graduação em educação física, é também faixa preta em judô. “Tive um problema no joelho que me fez sair dos tatames. Isso me levou para o futsal. Comecei brincando e depois assumi o time de futsal do Penharol, no Amapá”, explica. “Disputar essa competição é uma boa oportunidade que temos de representar nosso estado e nos apresentarmos como atleta. Nós ficamos para a história. Esse foi o nosso primeiro momento, estamos nos preparando e, no ano que vem, vamos dar um trabalho maior para as outras equipes.”
 
Do lado adversário, o destaque foi a artilheira da partida Kelen Bender, com quatro gols. A jogadora, que havia disputado apenas competições estaduais e escolares, destaca que a competição é importante para alavancar a carreira como atleta. “Tinha jogado apenas um escolar brasileiro, no ano passado, e estar nessa competição neste ano é muito importante para mim, até porque é o meu primeiro ano na faculdade”, destacou a estudante do primeiro semestre de fisioterapia. “Estou treinando todo dia e buscando cada vez mais dar o meu melhor. É um pouco difícil conciliar, mas sempre damos um jeito para fazer o que a gente gosta.”
 
Investimento na modalidade
Desde dezembro 2011, com a criação de uma coordenação específica voltada para o futebol feminino, o Ministério do Esporte tem intensificado as atividade visando estruturar a modalidade no país. Somente no ano passado, a pasta apoiou a realização do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino 2013, competição que não acontecia desde 2001; a Copa Libertadores da América e o Torneio Internacional Brasília de Futebol Feminino. Para a realização da 1ª Copa Brasil de Futebol Feminino Universitário, foram investidos cerca de R$ 2 milhões.
 
Visando à base da modalidade, o ministério viabilizou ainda a realização da Copa Brasil Escolar Sub-17, com 12 equipes de 11 estados e do Distrito Federal. Para este ano, apoiará a realização de campeonatos estaduais escolares, que servirão de classificatórios para a Copa Brasil Escolar. A competição contará com 27 equipes de todo o país e está prevista para o segundo semestre deste ano.
 
“O futebol feminino precisa ser desenvolvido e fomentado e o Ministério do Esporte chegou com força total para ajudar que esse esporte tornar-se realidade no país”, destacou a coordenadora de Futebol Feminino do Ministério do Esporte, Michael Jackson. “Com certeza é daqui que saem as atletas de seleção. Esse é um primeiro passo e para fortalecer o futebol feminino brasileiro”, completou.
 
Ao todo, a 1ª Copa Brasil de Futebol Feminino Universitário conta com 24 equipes de todas as regiões do país. Nesta quarta-feira (21.05), entram em campo as equipes Ulbra/RS e FATE/CE, UEPA/PA e Facol/PE, UniSantanna/SP e UFAL/AL, F. Metro/RO e UNIT/SE, Celso Lisboa/RJ e FMN/PB, UFT/TO e FMN/RN, UFTM/MG e UFPR/PR e Uniarp/SC e IESF/MS. 
 
Paula Braga
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla