Ministério do Esporte Simpósio de Direito Desportivo em Goiânia discute a cultura da paz no futebol
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Simpósio de Direito Desportivo em Goiânia discute a cultura da paz no futebol

Foto: Leandro GalvãoFoto: Leandro GalvãoAumentar o diálogo pela integração social e individualizar a pena do mau torcedor. Dessa forma, o secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Toninho Nascimento, resumiu como se deve lidar com a violência nos estádios de futebol, muitas vezes protagonizada pelas torcidas organizadas. O argumento foi defendido durante o 1º Simpósio Científico de Direito Desportivo, realizado na sexta-feira (09.05), na Universidade Federal de Goiás (UFG), com a participação de juristas e especialistas da área, alunos de direito e representantes de clubes e federações.

Questionado se o Brasil não poderia adotar o modelo inglês, que, nos anos 90, conseguiu afastar das arquibancadas os torcedores violentos – conhecidos como “hooligans” –, o secretário disse que não se pode comparar as duas realidades. “O que fez acabar a violência na Inglaterra foi, basicamente, aumentar o preço dos ingressos. Não podemos e nem queremos elitizar o futebol brasileiro e nem acabar com as torcidas organizadas. Isso não resolve o problema, cria outro. Além de perder o seu interlocutor, o mau torcedor da organizada vai continuar indo ao estádio, mas sem a camisa do seu grupo. E isso dificulta ainda mais a identificação numa eventual confusão”, avaliou Toninho Nascimento.

O promotor de Justiça no Juizado do Torcedor de São Paulo, Paulo Castilho, corroborou a avaliação de Toninho Nascimento e acrescentou: “Não tem que extinguir torcida. O que tem que se fazer é individualizar a pena e trabalhar preventivamente. A extinção de uma organizada joga o sujeito na clandestinidade e não daria para saber mais com quem dialogar”, defendeu Castilho, que também é representante do Conselho Nacional do Ministério Público.

Já o procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Aguinaldo Fenelon, foi além da questão da repressão e da prevenção. “A violência, aqui ou em qualquer outro país, não é exclusiva do futebol. Somos reféns de uma sociedade de que não cuidamos no passado. Um cidadão que briga em um estádio é o mesmo que briga no carnaval ou numa festa junina. É preciso dialogar mais com esses setores”, apontou.

Toninho Nascimento destacou ainda que, apesar do diálogo ser fundamental, é preciso fazer cumprir o Estatuto do Torcedor, que prevê penas de reclusão e banimento do infrator. “A violência no futebol é uma questão criminal e não esportiva, por isso é preciso aplicar efetivamente a legislação existente”, finalizou.

Leandro Galvão, de Goiânia
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla