Ministério do Esporte Ascoop e Vasco empatam em Brasília na estreia do Brasileirão de Futebol Feminino
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ascoop e Vasco empatam em Brasília na estreia do Brasileirão de Futebol Feminino

O estádio do Bezerrão, no Gama (DF), foi palco da primeira rodada do Brasileirão Feminino Caixa 2013. Com direito a portões abertos e a pontapé inicial da ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci, a partida entre Ascoop e Vasco da Gama, disputada na noite de quarta-feira (18.09), terminou em 1 a 1. Se nas arquibancadas o clima era festivo, dentro do campo a motivação das jogadoras demonstrou o quanto fazia falta um torneio nacional desse porte para a modalidade.

O Campeonato Brasileiro feminino não acontecia desde 2001, e o retorno foi muito comemorado pelas equipes. No vestiário, antes do começo do jogo, a zagueira do Vasco Tânia Maranhão, 38 anos, disse que está muito feliz. "Nossa geração não desistiu. Estamos aí faz tempo, e peço que a juventude continue nosso legado e aproveite este momento", destacou a jogadora, que disputou quatro Olimpíadas na carreira e conquistou duas medalhas de prata em Atenas-2004 e Pequim-2008.
 



Após 12 anos sem o Brasileirão Feminino, a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci, disse estar orgulhosa do investimento do governo por meio da Caixa Econômica Federal. "Era uma proposta do governo Dilma resgatar o futebol feminino. Se somos a pátria das chuteiras, espero que muitas mulheres possam surgir no futebol, como a jogadora Marta."

O secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor do Ministério do Esporte, Toninho Nascimento, prestigiou o jogo e ressaltou que o Brasileirão Feminino é só o começo de um longo processo: "O Brasil tem uma dívida com o futebol feminino, e espero que este campeonato seja o início do pagamento dessa dívida. Temos aqui um esporte tão bonito e eficiente quando qualquer outro, como o vôlei e o basquete".

O empate foi considerado uma vitória para o time de Brasília, que teve pouco tempo para se preparar, mas entrou em campo determinado. A jogadora da Ascoop Kátia Cilene lembrou a luta das meninas que são apaixonadas por futebol no país. "O Brasileirão veio dar uma ajuda para a gente continuar. Passamos por momentos difíceis, especialmente por conta do preconceito. Esse apoio do governo é fundamental", garantiu.





Investimento
O Campeonato Brasileiro Feminino, que será realizado até dezembro, é disputado por 20 equipes divididas em quatro grupos, com representantes de 13 estados e o Distrito Federal. O Ministério do Esporte tem o objetivo de estruturar o futebol feminino, processo iniciado quando o ministro Aldo Rebelo convidou a ex-jogadora da Seleção Brasileira Michael Jackson para a função de coordenadora de Futebol Feminino, em 2011.

Este ano, além do apoio institucional ao Brasileirão, o Ministério do Esporte vai destinar R$ 600 mil para a Copa Libertadores da América de Futebol Feminino, que terá início em outubro, na cidade de Foz do Iguaçu (PR), e R$ 765 mil para a Copa Brasil Escolar Sub-17, que acontecerá de 29 de outubro a 3 de novembro, em Aracaju (SE).

Confira a reportagem em vídeo:



Leia mais:


Adeco vence Duque de Caxias na primeira rodada do Brasileirão Feminino

Lorena Castro
Fotos e vídeo: Danilo Borges
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

 

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla