Ministério do Esporte Websérie: conheça Bira, o fundista de Igarassu que sonha disputar os Jogos Rio 2016
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Websérie: conheça Bira, o fundista de Igarassu que sonha disputar os Jogos Rio 2016

O fundista Ubiratan Jose dos Santos nasceu e foi criado no pequeno povoado de Cuieiras, distrito de Igarassu (PE). Filho de pescador, Ubiratan precisou aprender bem cedo o ofício do pai, já falecido, para ajudar no sustento da família. Mas o destino lhe reservou outros caminhos.

Há 14 anos Bira começou a correr profissionalmente e hoje é o principal representante do estado de Pernambuco nas provas de longa distância do atletismo (5 mil e 10 mil metros) e a maratona.

Adepto a uma rotina muito simples, o maratonista já recusou diversos convites para treinar em clubes de grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro. Optou por realizar toda a preparação no "quintal de casa" e não deixar suas raízes na pequena Cuieiras. Assim, todo o treinamento foi adaptado pelo treinador, Daniel Pereira, para os terrenos acidentados dos arredores de Igarassu.

A meta a curto prazo de Bira é conseguir o índice olímpico nos 5 mil metros. A cartada final será dada no Troféu Brasil de Atletismo, no fim de junho, em São Bernardo do Campo (SP).

Os treinos são puxados. As distâncias são longas. O atleta percorre cerca de 35 quilômetros por dia, passando por mangue, praia, canavial e estrada de asfalto. As vezes em que se ausentou de casa foram para competir. E ele sempre volta. Correndo. E as lembranças estão todas guardadas na estante de Ubiratan, em forma de troféu.



Fonte: brasil2016.gov.br
Ascom - Ministério do Esporte

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla