Ministério do Esporte Bruno Carra, o engenheiro da computação que sonha com uma medalha no halterofilismo no Rio 2016
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Bruno Carra, o engenheiro da computação que sonha com uma medalha no halterofilismo no Rio 2016

Até o fim do ano passado, Bruno Carra conciliava a carreira como desenvolvedor de softwares com a vida de atleta. (Foto: Cléber Mendes/Fotocom/CPB)Até o fim do ano passado, Bruno Carra conciliava a carreira como desenvolvedor de softwares com a vida de atleta. (Foto: Cléber Mendes/Fotocom/CPB)

Até o fim de 2015, Bruno Carra vivia uma vida dupla. Atleta paralímpico do halterofilismo, ele alternava a intensa rotina de treinamentos com a vida de engenheiro da computação. Usava o físico para erguer mais de 160kg durante os treinos e a mente para atuar como desenvolvedor de softwares. Em dezembro do ano passado, Bruno decidiu focar todos os seus minutos no esporte.

O motivo de tal decisão foi um só: buscar a vaga nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. O atleta, que tem nanismo, ficou entre os oito melhores do mundo na categoria até 54kg e assegurou o direito de disputar a competição em solo brasileiro. Uma recompensa por todo o esforço e sacrifício dos últimos meses.

“No fim do ano passado, eu estava perto de conseguir a vaga, mas perto de ficar de fora também. Por isso tomei essa decisão e foquei 100% no esporte. Foi muito gratificante conseguir a classificação, foi o retorno de todo o trabalho desenvolvido nesse tempo”, comemora Bruno, que alcançou a marca de 161kg na etapa da Malásia da Copa do Mundo, a melhor das Américas.

Bruno Carra é o dono da melhor marca das Américas na categoria até 54kg, com 161kg. (Foto: Daniel Zappe/CPB/MPIX)Bruno Carra é o dono da melhor marca das Américas na categoria até 54kg, com 161kg. (Foto: Daniel Zappe/CPB/MPIX)A trajetória de Bruno Carra no esporte começou por acaso. Antes de aderir ao halterofilismo, ele praticava o jiu-jítsu e frequentava a academia para melhorar a qualidade de vida. “Eu tinha dor frequentemente no joelho e no quadril. Não aguentava fazer nada de exercício”, lembra. Mas o talento e a força não demoraram a se destacar.

Nas brincadeiras com os companheiros de tatame no supino, Bruno superava todos, mesmo sendo o menor da turma. “Eu ficava sempre zoando com eles, dizia que eles só tinham tamanho mesmo”, ri Bruno. Quando um colega de treinos o levou até Valdecir Lopes, hoje seu treinador, ele viu que a distância para quem era de fato profissional no supino era grande. “Vi que eu era completamente fraco quando cheguei lá”, brinca.

Naquela época, Valdecir não treinava atletas paralímpicos, mas o contato foi fundamental para que Bruno conhecesse a modalidade. Pelas redes sociais, ele viu o agora companheiro Luciano Dantas competindo e passou a conhecer o movimento paralímpico. Em 2010, Bruno Carra tornou-se oficialmente atleta do halterofilismo.

Trauma paralímpico
Logo na primeira competição nacional, Bruno mostrou que daria trabalho. Competindo contra o recordista brasileiro de sua categoria, venceu por 1,5kg. Em 2012, recebeu um convite para disputar os Jogos de Londres. Um sonho que seria realizado mas acabou se transformando em pesadelo.

Quando já estava na Inglaterra para participar do evento, Bruno foi flagrado em um exame de controle de dopagem com a substância proibida hidrocloritiazida. O brasileiro foi suspenso e não pôde competir em Londres, adiando a estreia no maior evento esportivo paralímpico.

A substância estava em um chá verde que ele costumava tomar, mas não era descrita no rótulo do produto. “Foi uma atitude de má fé da empresa. Eu sempre tive muita atenção com tudo que tomava, mas eles não divulgaram uma substância que eles colocaram no chá e era proibida”, lamenta o atleta.

Quase quatro anos depois, ele ainda lembra com tristeza do episódio. “Foi horrível. Eu não esperava. Eu nem ia falar para testar o chá. Entreguei para o IPC (Comitê Paralímpico Internacional) e eles descobriram que tinha 2mg (de hidroclorotiazida) em cada cápsula. Não foi uma contaminação, não foi nada acidental. Com isso tive certeza de que era má fé, tanto que reduziram minha pena. Mas não pude competir”, recorda.

Em Londres 2012, Bruno não pôde competir nos Jogos Paralímpicos após ter sido flagrado em exame de controle de dopagem. (Foto: Daniel Zappe/CPB/MPIX)Em Londres 2012, Bruno não pôde competir nos Jogos Paralímpicos após ter sido flagrado em exame de controle de dopagem. (Foto: Daniel Zappe/CPB/MPIX)

O baque foi grande e deixou “sequelas”. Bruno teve que lidar com tudo sozinho em Londres e voltou para casa sem ter a chance de disputar uma medalha. Além disso, o atleta diz que tornou-se “neurótico” com tudo que ingere depois do episódio.

“Quando eu viajo para competir, não levo um pote de suplemento, levo tudo pesado, ensacado e lacrado. No pote alguém pode contaminar muito fácil. O meu além de ser embalado, pesado, é tudo certinho. E tudo que eu vou fazer, eu olho (o rótulo)”, conta.

Nem o próprio nutricionista escapa do rigor de Bruno. “Eu vejo as substâncias que ele me passa e checo, mesmo ele tendo bastante conhecimento. Se eu vejo um nome esquisito, embora não conste na lista da WADA (Agência Mundial Antidopagem), eu mando para a comissão médica do CPB olhar. Depois do aval de todos, eu tomo”, explica.

Volta por cima
Com a vaga conquistada para os Jogos Rio 2016 e todo o cuidado possível para evitar a história de 2012, Bruno encara os Jogos Paralímpicos como a chance de superar um episódio triste em sua trajetória.

“Estou bem confiante e feliz por ter conquistado a vaga. Em 2012 era por convite. Eu fiquei muito com isso na cabeça, que eu iria para os Jogos por mérito meu e deu tudo certo“, celebra.

No Rio 2016, atleta espera dar a volta por cima e conquistar uma medalha para o Brasil. (Foto: Daniel Zappe/CPB/MPIX)No Rio 2016, atleta espera dar a volta por cima e conquistar uma medalha para o Brasil. (Foto: Daniel Zappe/CPB/MPIX)

Hoje treinando em um espaço cedido por uma academia em Itu (SP) e equipada pelo Ministério do Esporte, Bruno Carra já sonha com um passo adiante: um pódio no Rio 2016. “Dá para sonhar com uma medalha, mas não tenho uma meta de quilos para levantar”, explica.

Outro trunfo do brasileiro é o fator casa. Segundo Bruno, dezenas de amigos já planejam ir ao Rio de Janeiro para assisti-lo. Um apoio que pode fazer a diferença na hora da competição. “Eu sempre competi fora do país, sem torcida, acho que vai ser algo bom. É uma energia muito positiva. Você sentir um conforto a mais é sempre bom”, projeta.

Vagner Vargas – Brasil2016.gov.br

Ascom - Ministério do Esporte

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla