Ministério do Esporte Casa Brasil terá 45 dias de atividades para mostrar a diversidade cultural do país
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Casa Brasil terá 45 dias de atividades para mostrar a diversidade cultural do país

Com o intuito de oferecer uma experiência integrada do país durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, a Casa Brasil já tem data para começar a funcionar. O espaço, que será montado na Praça Mauá, no centro do Rio de Janeiro, estará aberto ao público entre 4 de agosto (um dia antes da abertura dos Jogos Olímpicos) e 18 de setembro de 2016 - um total de 45 dias com atividades - e apresentará não só a diversidade cultural do Brasil, mas também oportunidades para viver as modalidades esportivas de perto e de fechar negócios e atrair investimentos do exterior.

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, visitou o espaço na Praça Mauá, próximo ao Museu do Amanhã, e acompanhou uma apresentação sobre a Casa Brasil nesta quarta-feira (23.03). O investimento estimado para o projeto é de R$ 35 milhões, com a participação de diversos ministérios e órgãos, entre eles o Ministério do Esporte. A expectativa dos organizadores é de gerar oportunidades de exportação e atrair investimentos em até US$ 450 milhões.

Foto: Ivo Lima/ MEFoto: Ivo Lima/ ME

A programação cultural completa para os Jogos Rio 2016, que envolvem todo o município do Rio de Janeiro e ainda Niterói, as cidades que receberão partidas de futebol e a própria Casa Brasil será divulgada em 6 de abril. As atividades envolvem todas as esferas do governo (federal, estadual e municipal), além do Comitê Rio 2016.

"É o momento que o mundo está olhando para o Brasil, então temos que aproveitar da melhor maneira possível. A cidade do Rio de Janeiro vai virar uma grande vitrine do país. Não só da cultura produzida aqui (no Rio), mas do Brasil inteiro. Vai ser um lugar de articulação com processos de negócios e estabelecimento de relações com o exterior", projeta Juca Ferreira.

A programação específica da Casa Brasil vai englobar não só shows e apresentações de artistas brasileiros, mas toda uma variedade que representará a diversidade cultural do país. "As pessoas poderão ter acesso a um conjunto de ativações que vão trazer muitas experiências e referências do Brasil inteiro, para que os turistas tenham contato com o que melhor o Brasil produz e desenvolve em diversas áreas, como exposições e gastronomia", exemplifica Adriano De Angelis, coordenador da câmara temática de Cultura, Turismo e Imagem do Brasil.

Foto: Ivo Lima/ MEFoto: Ivo Lima/ ME

Como se trata de um grande evento esportivo, o esporte não poderia ficar de fora da programação da Casa Brasil. O espaço terá um viés forte voltado para as modalidades, com oficinas de confederações e clubes, vivências esportivas e experiências interativas.

"A Olimpíada é a grande oportunidade para o Brasil se mostrar. Queremos que a diversidade cultural se manifeste. Teremos um espaço onde vamos convidar atletas, ex-atletas para fazer palestras e promover a integração esportiva", afirma Joel Benin, assessor especial para Grandes Eventos do Ministério do Esporte.

Vagner Vargas – brasil2016.gov.br

Ascom - Ministério do Esporte

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla