Ministério do Esporte Casa do Time Brasil nos Jogos já está sendo usada na preparação das equipes nacionais
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Casa do Time Brasil nos Jogos já está sendo usada na preparação das equipes nacionais

 
O Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx) foi escolhido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) para ser a base de treinamento de diversas modalidades antes e durante os Jogos de 2016. Localizado na Urca, Zona Sul do Rio de Janeiro, a instalação já recebe as equipes nacionais, como a de tiro com arco, que treina há dois meses no local. Durante visita realizada nesta terça-feira (15.03), o ministro da Defesa, Aldo Rebelo, encontrou com os atletas e destacou o papel das Forças Armadas na organização das Olimpíadas e Paralimpíadas.
 
“As Forças Armadas participam do esforço de organização dos Jogos em três níveis. O primeiro na área de segurança, disponibilizando um grande efetivo militar para a tarefa. Ao mesmo tempo, colaboramos com a preparação de atletas de alto rendimento e também somos responsáveis por instalações que serão usadas no treinamento e na realização dos Jogos”, pontuou Rebelo.
 
Revelação do tiro com arco brasileiro, Marcus Vinicius D'Almeida, 18 anos, acabara de chegar do torneio de ranqueamento mundial, na Guatemala. Ele ainda estava com as três medalhas de ouro e a de bronze no pescoço. “A gente está treinando mais ou menos dez horas por dia, de segunda a sábado. Isso inclui preparação física e de campo, damos cerca de 400 tiros por dia”, detalha o atleta contemplado com a Bolsa Pódio do Governo Federal.
 
Para ele, uma vantagem do CCFEx é poder otimizar o tempo. “A gente tem um campo só do tiro com arco, que az uso dele na hora que quiser. Temos academia, um dormitório muito bom e tudo perto. Não perdemos tempo”.
 
 
Outra equipe que já usufruiu do espaço, foi a de taekwondo. Iris Sing, atleta do Exército e classificada para os Jogos, participou de um Training Camp com a seleção nas dependências do CCEFEx. “Aqui temos uma estrutura maravilhosa, com fisioterapia, alimentação, temos o campo, a praia para fazemos treino na areia”, enumerou a lutadora, que tem como meta a medalha olímpica neste ano.
 
Estrutura
O CCFEx recebeu R$ 20,4 milhões do Ministério do Esporte para reformas e aquisição de equipamentos. Os recursos asseguraram uma série de melhorias, como espaço para atendimento médico, cobertura para guarda de embarcações, além de recuperação e pavimentação de rampas.
 
“Por causa da nossa estrutura e localização, o Time Brasil viu aqui o melhor lugar para se estabelecer. Os atletas vão morar aqui durante o período pré-olímpico e olímpico. Mas, desde o ano passado temos recebido atletas de alto rendimento de várias modalidades”, conta o coronel Marco Aurélio Araújo, subchefe do CCFEx.
 
O militar ressaltou a qualidade de instalações como a pista de atletismo e as nove pistas de alumínio para a esgrima, o ginásio com piso flutuante e o espaço destinado ao vôlei de praia. “As duplas brasileiras classificadas para as Olimpíadas disputaram o Grand Slam do Rio no último fim de semana e ficaram aqui. Eles elogiaram bastante e puderam testar toda a logística para os Jogos”, revela. O torneio do Circuito Mundial de vôlei de praia foi disputado em uma arena montada na Praia de Copacabana, mesma localização do palco olímpico da modalidade.
 
O CCFEx conta ainda com um campo oficial de futebol, com grama do tipo Bermuda, seguindo os padrões da FIFA, já que o local abrigou a seleção da Inglaterra durante a Copa do Mundo de 2014. No centro, também foram feitas obras para telefonia, internet, segurança, saúde, iluminação e acessibilidade, além da construção de um local para a prática de tiro esportivo. Foram comprados cabides para barcos, empilhadeiras, carros elétricos (para transporte de barcos), carro-grua para embarcações, aparelhos para sala de musculação, armas e kits de reposição.
 
 
Gabriel Fialho, do Rio de Janeiro
Ascom – Ministério do Esporte 
 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla