Ministério do Esporte Na busca pelo hexa, Pepe encara o brasileiro de canoagem slalom no Paraná
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Na busca pelo hexa, Pepe encara o brasileiro de canoagem slalom no Paraná

(Foto: Fernando Gallo)(Foto: Fernando Gallo)

Treze centésimos de segundos mudaram significativamente a vida do atleta Pedro Henrique Gonçalves, conhecido como Pepe. O tempo no pré-olímpico de 2012 adiou por quatro anos a estreia do jovem de 23 anos nas corredeiras olímpicas da canoagem slalom. No último Campeonato Brasileiro da modalidade antes dos Jogos Olímpicos do Rio 2016, Pepe terá a oportunidade, neste fim de semana, de mostrar que ganhou experiência e evoluiu, além de buscar o hexacampeonato na prova k1. O evento será disputado na cidade de Tomazina, no Paraná.

Atualmente, ele é o principal nome do k1 no Brasil e batalha para fazer a estreia olímpica em 2016, no Rio de Janeiro. “Como ainda não temos a equipe olímpica formada, no ano que vem teremos uma seletiva com três provas que definirá os atletas. Será um por categoria. Cada campeonato nacional é uma oportunidade para termos um parâmetro e ver como estamos em relação aos outros. Então, é muito importante para trocar experiência”, conta Pepe, que recebe o apoio financeiro do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte.

O evento nacional reúne os principais canoístas do país, com 224 embarcações na busca pelo título. As regatas somam pontos duplos para o circuito nacional – composto por quatro Copas do Brasil, além do Brasileirão. As provas serão realizadas no rio das Cinzas em um trecho de aproximadamente 230 metros, onde foi montada uma grande estrutura.

“Ser o principal nome do k1 brasileiro é muito gratificante. Trabalhei arduamente na minha base no esporte. Fiz clínicas fora do país para fortalecer a minha técnica. Hoje, estou colhendo os frutos do trabalho bem feito do passado. Porém, a minha meta é representar bem o país nos Jogos Olímpicos do Rio”, revela o jovem atleta.

Desde 2012, quando perdeu a vaga olímpica por 13 centésimo de segundos, os objetivos de Pepe passaram para o Rio de Janeiro. “No dia seguinte da seletiva eu já estava focado nos Jogos de 2016. Levei como aprendizado a perda da vaga para Londres. Os últimos três anos venho treinando forte. Todos os dias entro na água com o sentimento olímpico no coração, com a ideia na cabeça de competir nas Olimpíadas”, diz determinado.

Para conseguir a meta, o atleta participa da equipe brasileira permanente de canoagem slalom. O grupo conta com três técnicos estrangeiros, um italiano e dois espanhóis. “Com a chegada deles, a equipe ganhou uma força extra, porque os três contam com experiência com grupos olímpicos. Esse é um diferencial na preparação. As carreiras dos grandes treinadores contribuem muito para o nosso caminho olímpico”, analisa.

A canoagem brasileira vem ganhando destaque nacional e internacional. Ela conta com apoio do Ministério do Esporte, Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Itaipu Binacional, Unimed, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da GE do Brasil, patrocinadores do esporte.

Breno Barros
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla