Ministério do Esporte AGAFUC-RS é a grande campeã da Copa CAIXA Loterias de Futebol de 5
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

AGAFUC-RS é a grande campeã da Copa CAIXA Loterias de Futebol de 5

Ricardinho, melhor jogador do mundo, foi o artilheiro da Copa Caixa Loterias. (Wander Roberto/Inovafoto/CBDV)Ricardinho, melhor jogador do mundo, foi o artilheiro da Copa Caixa Loterias. (Wander Roberto/Inovafoto/CBDV)
 
A AGAFUC-RS é a grande campeã da Copa Caixa Loterias de Futebol de 5. A equipe gaúcha venceu o ICB-BA por 1 x 0 e quebrou a hegemonia dos baianos que haviam vencido as seis últimas edições da principal competição do país. As equipes se enfrentaram neste domingo (25.10), na Escola de Educação Física do Exército, na Urca, no Rio de Janeiro.
 
Enquanto todas as atenções estavam voltadas para Ricardinho, do lado gaúcho, e Jefinho, do lado baiano, outro jogador apareceu para decidir o campeão brasileiro. Maurício Dumbo, um dos jogadores mais regulares da competição, defendeu, atacou e foi um leão em quadra. A boa exibição foi coroada com o gol do título, ainda no primeiro tempo.
 
(Wander Roberto/Inovafoto/CBDV)(Wander Roberto/Inovafoto/CBDV)O gol sofrido ainda na etapa inicial obrigou o ICB-BA a sair mais para o jogo. Jefinho e Gledson tiveram algumas oportunidades de empatar. Numa delas, o camisa 10 baiano acertou a trave. Mesmo com a pressão sofrida no segundo tempo, a AGAFUC-RS jogou com inteligência e conseguiu segurar o resultado que garantiu o primeiro título brasileiro da história da equipe.
 
Herói da conquista, Mauricio Dumbo foi eleito o melhor jogador da competição, além do angolano, o craque Ricardinho também recebeu um prêmio individual. O melhor jogador do mundo foi o artilheiro com 10 gols marcados. O troféu de melhor goleiro ficou com Vinícius da APADV-SP, que se destacou pelas grandes defesas.
 
Disputa do bronze
Após empatarem sem gols no tempo normal, a APACE-PB venceu a APADV-SP por 3 a 2 nos pênaltis. O espanhol Niño converteu a última cobrança que garantiu o terceiro lugar para a equipe paraibana.
 
A Copa é um evento realizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais, com patrocínio da Caixa Loterias, apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro, Ministério do Esporte, Exército Brasileiro e da Escola de Educação Física do Exército.
 
O Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx), que recebeu as partidas, integra a Rede Nacional de Treinamento e recebeu R$ 20,4 milhões do Ministério do Esporte para reformas e aquisição de equipamentos.
 
O futebol de 5 conta com recursos do Plano Brasil Medalhas do governo federal que investe, anualmente, quase R$ 450 mil na seleção brasileira da modalidade, beneficiando os atletas com estrutura, participação em campeonatos, viagens e equipes multidisciplinares.
 
» Conheça mais sobre o futebol de 5 no vídeo abaixo:

 

Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla