Ministério do Esporte URECE-RJ e UNIACE-DF são os campeões brasileiros de goalball
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

URECE-RJ e UNIACE-DF são os campeões brasileiros de goalball

Foto: Ricardo Valarini/Inovafoto/CBDVFoto: Ricardo Valarini/Inovafoto/CBDV
 
Rio de Janeiro e Brasília são os grandes campeões da Copa Caixa Loterias de Goalball 2015, disputado entre os dias 30 de setembro e 04 de outubro, no ginásio da Secretaria de Estado de Esporte e Turismo do Paraná, em Curitiba. Nas finais deste domingo (04.10), a URECE-RJ derrotou o SESI-SP por 5 a 3, e conquistou o título no feminino. Entre os homens, a UNIACE-DF venceu a APACE-PB por 7 a 5.
 
Com cinco jogadoras da seleção brasileira em quadra, URECE-RJ e SESI-SP mostraram o bom momento vivido pelo goalball feminino. Um jogo de alto nível técnico que contou ainda com a presença de jovens talentos, como Larissa. A mescla de experiência e juventude formava o trio das cariocas em quadra. Das mãos de Victoria Nascimento, de apenas 17 anos, saíram os gols que a equipe precisava para chegar ao inédito título. Foram quatro anotados no triunfo de 5 a 3 sobre o SESI-SP. Neusimar fechou o placar, e Gleyse (2) e Carol descontaram para as paulistas.
 
A campanha perfeita que levou a UNIACE-DF à final do brasileiro indicava que a APACE-PB não iria ter vida fácil para chegar ao terceiro título consecutivo da competição. E logo no início do jogo, os brasilienses abriram 2 a 0. A APACE-PB buscou a reação e virou para 4 a 2. No final, o time dos irmãos Moreno, Leomon e Leandro, conseguiu mais uma virada e venceu por 7 a 5, com cinco gols do primeiro e um do segundo. André completou a lista de marcadores. Pela APACE-PB, foram quatro gols de Romário e um contra.
 
» Conheça o goalball no vídeo abaixo:

Na disputa do bronze, a AMC-MT venceu a APADV-SP por 11 a 5, e completou o pódio da categoria feminina. No masculino, a URECE-RJ conquistou a terceira colocação ao vencer a ACEDV-PR por 9 a 3.
 
Os atletas que marcaram mais gols, em suas respectivas categorias, levaram para casa o prêmio de artilheiro da competição. Entre as mulheres, Victoria Nascimento ficou com o troféu ao marcar 26 vezes, e no masculino, Romário Marques, com incríveis 59 gols, também foi premiado.
 
 Foto: Ricardo Valarini/Inovafoto/CBDV Foto: Ricardo Valarini/Inovafoto/CBDV
 
A Copa Caixa Loterias de Goalball é uma realização da CBDV, com o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro, da Secretaria de Estado da Educação do Paraná e patrocínio da Caixa Loterias.
 
Desde 2010, foram celebrados 16 convênios entre o Ministério do Esporte e o Comitê Paralímpico do Brasil (CPB), que somam R$ 62,8 milhões. Os convênios contemplaram a preparação das seleções permanentes em 16 modalidades (atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, esgrima em cadeira de rodas, futebol de 5, futebol de 7, goalball, halterofilismo, judô, natação, remo, rúgbi em cadeira de rodas, tiro esportivo, vela, e voleibol sentado) para o ciclo de 2016. A preparação incluiu a realização de treinamentos no Brasil e no exterior, e a participação em competições internacionais.
 
Além disso, pelo Bolsa Atleta são contemplados 1.291 atletas paralímpicos. Atualmente, 95 atletas paralímpicos de modalidades individuais são patrocinados pela Bolsa Pódio, num investimento anual de R$ 15 milhões. Por meio do Plano Brasil Medalhas, 60 atletas das modalidades coletivas de vôlei sentado, futebol de 5, futebol de 7 e goalball, são apoiados. 
 
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla