Ministério do Esporte Evento-teste de ciclismo reúne atletas de 15 países no Rio
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Evento-teste de ciclismo reúne atletas de 15 países no Rio

Mais um evento-teste para os Jogos Olímpicos de 2016 foi realizado com êxito no Rio de Janeiro. O palco, desta vez, não ficou restrito a apenas uma instalação esportiva: o Desafio Internacional de Ciclismo de Estrada passou por 165 quilômetros em vários bairros. Atletas de 15 países pedalaram pelas ruas da cidade, sob sol, temperatura de 30 graus e subidas extenuantes.

O percurso e a organização foram elogiadas pelos competidores internacionais. Foram 165 quilômetros de longas retas, subidas íngremes, trechos em meio à Mata Atlântica, trepidação de pavimento de paralelepípedos e descidas técnicas, em uma viagem pelos bairros de Copacabana, Ipanema, Leblon, São Conrado, Barra, Recreio, Guaratiba, Alto da Boa Vista, Floresta da Tijuca (Vista Chinesa), Horto, Jardim Botânico e Gávea. Eles deram duas voltas do circuito Prainha-Grumari e duas do circuito Floresta da Tijuca antes da chegada a São Conrado, totalizando cerca de 2.200m de ganho de altitude.

Em 2016, o trajeto será praticamente igual, com o acréscimo de mais voltas nos circuitos de subidas, que totalizarão 250km. No evento-teste deste domingo, a largada foi em Copacabana e a chegada em São Conrado. Em 2016, o Posto 5 de Copacabana será o palco do início e do final da prova olímpica.

Organização
Mesmo com interdições em 150 quilômetros de vias urbanas, não houve registros de congestionamento, pois os trechos foram reabertos à medida que os ciclistas passavam pelo local. “Nosso objetivo era garantir a realização da prova de maneira organizada e segura para os participantes e isso foi alcançado. O evento testou a cidade e a integração de agentes públicos e comitê organizador. A satisfação dos atletas é a maior prova que trabalhamos bem. O público também colaborou e o saldo do evento foi positivo”, afirmou o secretário municipal de Transportes, Leonardo Picciani.

A nova configuração da sala de controle do Centro de Operações Rio (COR) foi testada durante o evento. O modelo, que será utilizado durante os Jogos Rio 2016, distribui os operadores em bancadas divididas pelas quatro regiões olímpicas (Copacabana, Deodoro, Barra da Tijuca e Maracanã).

Também foi essencial a integração com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), do governo estadual, a Coordenação Geral de Defesa da Área (CGDA), do governo federal, e o Main Operations Center (MOC), do Comitê Rio 2016.



“O sucesso do evento se deve ao esforço conjunto dos governos municipal, estadual e federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Militar, da Guarda Municipal, da CET-Rio e da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, da Secretaria de Ordem Pública, entre outros. Todos se mobilizaram em prol da competição. Foi um sucesso e estão todos de parabéns”, disse o diretor de Gestão de Instalações do Comitê Rio 2016, Gustavo Nascimento.

A prova
O vencedor do evento-teste foi o francês Alexis Vuillermoz, com o tempo de 4h20min27s. Em segundo chegou o belga Serge Pauwels. Romaind Bardet, também francês, completou o pódio. Participaram ciclistas do Brasil, Bélgica, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Itália, Luxemburgo, Holanda, Rússia, Suíça, Cazaquistão, Ucrânia, Hong Kong, Austrália e Japão.

“Havia muitos competidores de alto nível e o circuito foi muito difícil, principalmente o trecho da Vista Chinesa. Fiquei muito feliz por conseguir chegar em primeiro. Sobre a organização, não há o que reclamar. Tudo correu no mesmo padrão de provas do circuito internacional”, afirmou Vuillermoz. “Espero voltar aqui em 2016, mas certamente será mais difícil ainda”, completou o vencedor.

“Também quero voltar no próximo ano. Dependerá das minhas condições e da decisão dos treinadores, mas o desejo é estar aqui nos Jogos”, afirmou Serge Pauwels. O belga elogiou a paisagem da orla carioca: "Nos trechos de subida, no meio da mata, não conseguimos ver nada. Já o visual da praia é magnífico. Foi difícil, principalmente na subida para a Vista Chinesa. Gostei do desafio”.

O melhor brasileiro na prova foi Kleber Ramos da Silva, que compete pela equipe Funvic/São José dos Campos, convidada a participar da prova. Ele chegou em sétimo lugar. Os companheiros de Kleber foram os brasileiros Carlos Manarelli, Flávio Cardoso e Benedito Tadeu e o argentino Daniel Diaz.

Do Time Brasil, o mais bem classificado foi João Marcelo Gaspar, que terminou em 11º lugar. “Os franceses impuseram um ritmo muito forte nos momentos das subidas. O circuito realmente foi difícil. Não percebi imprevistos durante a prova e, pelo que vi, os organizadores estão de parabéns”, afirmou Gaspar. Além dele, o Time Brasil era composto por William Chiarello, Rafael Andriato, Cristian da Rosa, Antonio Garneiro e Adir Romeo.

Abelardo Mendes Jr - brasil2016.gov.br
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla