Ministério do Esporte Brasil vence no vôlei sentado masculino e feminino por 3 sets a 0
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Brasil vence no vôlei sentado masculino e feminino por 3 sets a 0

Equipe feminina de vôlei sentado superou Cuba por 3 sets a 0. (Foto: Washington Alves/MPIX/CPB)Equipe feminina de vôlei sentado superou Cuba por 3 sets a 0. (Foto: Washington Alves/MPIX/CPB)

O vôlei sentado feminino estreou em Jogos Parapan-Americanos com vitória da seleção brasileira por 3 sets a 0 sobre Cuba. O Brasil aproveitou da inexperiência das adversárias para fechar o jogo em 50 minutos, com parciais de 25/3, 25/9 e 25/16. "De fato acabou que o jogo foi fácil. Cuba é uma equipe nova no vôlei paralímpico. Por isso, deu para fazer um jogo tranquilo", afirmou a levantadora Adria da Silva.

Apesar da estreia fácil, o Brasil não é o principal candidato ao ouro, segundo as próprias atletas e o assistente técnico Spencer Lee. Vice-campeão paralímpico em 2012 e mundial em 2014, os Estados Unidos levam o favoritismo. “A gente tem a ambição de fazer a final, pegar a prata, porque os Estados Unidos estão em um nível de profissionalização melhor. Estamos nesse caminho, óbvio que isso demanda tempo, e temos que insistir”, analisou.

No masculino, após estrear com vitória por 3 sets a 0 (25/9, 25/4 e 25/8) contra o México, o Brasil voltou a quadra para enfrentar os canadenses. Com a arquibancada parcialmente lotada, o time da casa deu trabalho, mas acabou derrotado também por 3 sets a 0, com parciais de 25/16, 25/15 e 25/23.

Feminino
A seleção começou a partida de forma arrasadora e abriu 11 x 1 em poucos minutos. As cubanas erravam muito na recepção e o Brasil conseguiu fazer dez pontos de serviço ao fim do primeiro set. O terceiro ponto de Cuba veio quando a equipe brasileira já estava com 23. No fim, vitória por 25/3 em 15 minutos.

No segundo set, as cubanas conseguiram equilibrar as ações no início e o Brasil foi para o tempo técnico com 8 x 4 no placar. Mas, com excelente sequência de saques da capitã Suellen, a seleção abriu mais sete pontos. A partir daí, as brasileiras pareceram se desconcentrar por alguns momentos e Cuba aproveitou os erros de ataque para fazer cinco pontos até o fim do set, que terminou em 25/9.

No último set, o técnico José Dantas promoveu quatro alterações. O Brasil fez 3 x 1, mas levou a virada e ficou atrás do placar pela primeira vez. O placar chegou a marcar 6 x 4 para as cubanas, mas as brasileiras retomaram o ritmo e viraram para 8 x 6. Após boas sequências de saque e ataque, a seleção fechou a parcial em 25/16 e o jogo em 3 sets a 0, em 50 minutos de partida.

O próximo compromisso da equipe será nesta segunda-feira (10.08) contra o Canadá às 18h (de Brasília). No encerramento da primeira fase, as adversárias serão dos Estados Unidos, nesta terça-feira (11.08), às 20h (de Brasília).

Fórmula de disputa
O vôlei sentado feminino é disputado por quatro equipes: Brasil, Canadá, Cuba e Estados Unidos. Na primeira fase, todas as seleções se enfrentam para definir os confrontos da semifinal.

Masculino
O Canadá começou o primeiro set disputando ponto a ponto com os brasileiros até o placar de 6 x 4. Na sequência, a seleção fez cinco pontos seguidos e abriu vantagem. Depois disso, a equipe da casa pôs a bola no chão seis vezes, enquanto o Brasil marcou só um ponto, e encostou no marcador: 12 x 10. Mas, em seguida, o time verde e amarelo engatou uma sequência de sete pontos, abriu vantagem novamente e fechou o set em 25 x 16.

No segundo set, o Canadá começou atacando mais forte e chegou ao primeiro tempo técnico em vantagem: 8 x 4. O ponta Anderson saiu reclamando com o time e a bronca deu certo. Na volta, o Brasil empatou, virou e abriu vantagem, chegando ao segundo tempo técnico na frente por 16 x 12. O Canadá parou no fim do set e o Brasil fez uma sequência de sete bolas no chão para fechar em 25 x 15.

O terceiro set foi o mais equilibrado, com as equipes se alternando na ponta até o Brasil virar para 18 x 17 e chegar aos 21 pontos sem deixar os canadenses marcarem. No fim, os donos da casa diminuíram a vantagem, mas a equipe comandada por Fernando Guimarães fechou em 25 a 23. Com a segunda vitória por 3 sets a 0, agora a seleção se prepara para encarar a Costa Rica, nesta segunda-feira (10.08).

Fórmula de disputa
Esta é a quarta edição dos Jogos com disputa do vôlei sentado masculino. As seis equipes (Brasil, Canadá, Costa Rica, Colômbia, Estados Unidos e México) jogam entre si e as quatro primeiras avançam para as semifinais. O Brasil é o atual bicampeão parapan-americano. Além disso, o país foi prata em Mar Del Plata 2003. A seleção ainda foi vice-campeã no Mundial de 2014, na Polônia, perdendo para a Bósnia, uma das potências da modalidade na final.

Regras
As regras do vôlei paralímpico são praticamente as mesmas da versão disputada em pé. São seis jogadores de cada lado, com sets de 25 pontos e, se preciso, um tie break de 15. A diferença é que os atletas devem manter contato com o chão, sentado, mesmo que de lado, em todas as ações, sendo permitido perdê-lo apenas nos deslocamentos.

Gabriel Fialho, de Toronto, Canadá
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla